Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para que dados?

Caio Camargo de Caio Camargo
6 de março de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Dados. É incrível ver as oportunidades e possibilidades criadas pela Revolução Digital. A quantidade de informação que hoje geramos sobre nossas preferências, hábitos e anseios é gigantesca, e tem aumentado em escala geométrica, dobrando seu tamanho de maneira cada vez mais rápida. É o tal do Big Data.

Para muitos, dados são como petróleo. Ouro puro. Mas é fato que para que o petróleo tenha seu valor, faz-se necessário bombeá-lo para fora da terra, colocá-lo em barris, refiná-lo, armazená-lo e distribuí-lo.

Dados virtuais funcionam da mesma maneira. Ainda não temos formada a geração que saberá usar os dados explorando suas possibilidades. Mais do que gerar as respostas, ainda temos dificuldade em criar “perguntas” que possam de fato explorar novas oportunidades. Se falarmos apenas do mundo do varejo, não faz mais do que algo entre 5 ou 10 anos desde que o varejo começou a debater a importância do tema. Não deu tempo de criarmos os profissionais que serão formados e preparados para essa tarefa. Ainda estamos “adaptando” estatísticos, matemáticos, economistas e outros profissionais para essa função, de olho em quem melhor se adapta. E isso não é algo isolado no Brasil. É um problema mundial.

Se dados fossem as teclas de um piano, faltam pianistas para escutarmos a música.

Eu acredito que estamos caminhando para um momento que talvez essa lacuna seja preenchida pela inteligência artificial. A capacidade de gerar diversas análises simultâneas sempre será melhor e mais rápida do que o ser humano buscando respostas através dos sistemas de Business Analytics.

E, se até pouco tempo, a inteligência artificial estava limitada apenas à previsão, como prever qual será o volume de vendas de um produto a partir de uma análise complexa do histórico de vendas, margens e rupturas; hoje, mais do que apena as previsões, o avanço da inteligência artificial está começando a entregar de forma mais simples as questões de prescrição, onde além do preditivo, como no exemplo acima, poderia recomendar que uma maior quantidade desse mesmo produto, aliado à uma menor quantidade de um outro produto similar, poderia levar as vendas ou as margens para maiores patamares.

É isso que o varejo busca. Ele quer a ver a mágica funcionando, que o coelho saia da cartola, não importando como ele foi parar lá. Se hoje falamos que a inteligência artificial precisa ser “ensinada” (machine learning, deep learning), podemos falar que num futuro muito, mais muito próximo, os sistemas de inteligência artificial, poderão guiar de maneira quase didática o empreendedor na tomada de decisão, otimizando processos e resultados. O feeling e a expertise terão dado lugar a conclusões e soluções tailor-made criadas através de algoritmos. Departamentos de compras e logística poderão operar de maneira absolutamente enxuta.

Startups que venho conversando vem criando soluções cada vez mais simples e eficientes para a gestão de negócios. Os grandes sistemas das grandes corporações, caros e “pesados demais” para o pequeno varejo perdem cada vez mais espaço para soluções leves e inovadoras, rodando em ambientes como nuvem ou blockchain, em custos cada vez menores. Algo que além de popularizar cada vez mais o acesso à esse tipo de tecnologia, está revolucionando essa indústria como um todo.

Que venha o futuro.

Os dados estão lançados.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

FedEx faz parceria com Walmart e Pizza Hut para testar robôs de entrega

Próxima Postagem

Empoderamento feminino por iniciativas empreendedoras

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empoderamento feminino por iniciativas empreendedoras

Empoderamento feminino por iniciativas empreendedoras

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.