Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Supermercadistas lideram as inovações e novos formatos no varejo brasileiro

Marcos Hirai de Marcos Hirai
6 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Supermercados
Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar da crise econômica que perdurou nos últimos quatro (ou cinco) anos, alguns varejistas não se abateram e foram atrás de novas maneiras de expandirem, desbravando novos formatos e usando muita criatividade. Num mundo cada vez mais omnichannel, onde os consumidores estão em plena marcha nas mudanças dos seus hábitos de consumo, os supermercadistas estão saindo na frente. Vejam alguns exemplos:

Aqui em São Paulo, diversos postos de combustíveis contam com um container da rede paulista de atacarejo Tenda Atacado para a retirada de produtos. A fórmula é simples: o cliente compra pela internet e ao invés de receber os produtos em casa, retira num dos diversos locais onde ficam os containers da marca. São diversas as vantagens – como os produtos são muitas vezes volumosos e alimentícios, muitos condomínios não possuem estrutura para receberem. Ao mesmo tempo, o consumidor pode direcionar a entrega para o local mais perto do uso. E o Tenda ganha visibilidade de sua marca nas diversas ruas e avenidas da cidade. Já são dez endereços na capital paulista.

Já o Enxuto Supermercados de Campinas desenvolveu dois formatos de negócios que atendem a diferentes perfis de consumidor. O modelo “Enxuto Aqui” foi desenvolvido em um container e colocado, em dois condomínios fechados em Campinas. Já o outro formato é o click & collect, também chamado de “Enxuto Drive”, que opera em Campinas e Rio Claro. Com os novos formatos, a rede de supermercados ampliou o potencial de vendas, tornando as lojas centros de distribuição, tratados como derivações do supermercado Enxuto.

A empresa projeta inaugurar mais cinco novas unidades para 2020, sendo uma delas em container e que funcionará somente para a retirada de produtos. Assim, além de expandir a operação com novos pontos de venda, a empresa cria relacionamento com o consumidor ao atendê-lo em diferentes momentos de compra.

Outra rede paulista, a rede Hirota Food especializada em comida pronta e conveniência, anunciou que instalará armários refrigerados próprios dentro de grandes empresas para agilizar as entregas de alimentos adquiridos na sua loja online. Ao realizarem, por exemplo, um pedido no almoço, não precisam se preocupar aonde irão armazenar o item no local de trabalho, pois a refeição terá um refrigerador próprio do Hirota. A empresa almeja instalar 100 equipamentos como estes em dois anos.

Na semana passada foi a vez do GPA anunciar também um novo modelo para as suas lojas do Minuto Pão de Açúcar. Inaugurou em plena Avenida Paulista, em São Paulo, sua primeira loja a funcionar durante 24 horas. A filial com 350m² de salão de vendas possui quatro caixas, dois self checkouts e uma loja do Pão de Açúcar Adega, com mais de mil rótulos.

A grande inovação é a estreia da tecnologia Scan&Go, em que o cliente utiliza o celular para escanear os códigos de barra dos produtos e efetuar o pagamento. Antes de sair do estabelecimento, será necessário apresentar o comprovante de pagamento a um funcionário. Então, basta colocar suas compras na sacola e pronto.

Por fim, o Carrefour também já testa o sistema Scan&Go em algumas unidades do Carrefour Express em São Paulo. O projeto faz parte do plano “Carrefour 2022”, que pretende realizar uma transformação digital em toda a rede da varejista no país. Além do app Scan & Go, o Carrefour também vai testar a tecnologia em seus postos de combustíveis, oferecendo tags RFID para fixar no veículo e realizar o pagamento automaticamente.

Pela sua pujança, o setor de supermercados é dos mais representativos no varejo nacional. Segundo dados da ABRAS, a entidade nacional do setor, em 2018 movimentou R$ 355,7 bilhões de faturamento o que resulta numa representatividade de 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). A grande concorrência colabora para que os supermercadistas sejam dos que mais trazem inovações ao varejo brasileiro. Suas constantes novidades tornam este setor o grande propulsor das transformações tecnológicas que vem ocorrendo no mundo. Vale muito a pena acompanhar o que eles vem realizando.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Aplicativo de beleza e produtos a base de CBD são apostas da Avon

Próxima Postagem

Starbucks contará com 4 mil cafeteiras inteligentes em suas lojas

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Starbucks contará com 4 mil cafeteiras inteligentes em suas lojas

Starbucks contará com 4 mil cafeteiras inteligentes em suas lojas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.