Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Maior crescimento e competição no varejo global

Redação de Redação
6 de janeiro de 2014
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Um maior crescimento com acirramento da competição é o que está desenhado como cenário para 2014 no varejo global. Esse quadro será puxado pelo varejo norte-americano, o maior do mundo, que viveu em 2013 um período de maior expansão e que tenderá a manter o mesmo ritmo no próximo ano, influenciando o comportamento da própria economia global.

 

Essa recuperação das vendas no varejo será também dominante em alguns dos mais importantes países maduros do mundo, em especial aqueles da zona do euro, ainda que ocorra em índices muito baixos, sinalizando, porém, um período de expansão e uma positiva retomada do consumo interno nessas regiões, cenário diferente do que tivemos nos últimos seis anos. E esta é a melhor notícia.

 

Países como Alemanha, França, Itália, Espanha e, fora da zona do Euro, Inglaterra, estarão vivendo uma relativa melhoria do consumo interno com expansão das vendas do varejo, ainda que a perspectiva de médio e longo prazo seja de baixo crescimento por conta da maturidade dessas economias e mudanças estruturais dos padrões de consumo que privilegiam mais a expansão de dispêndios com serviços, em especial nas áreas de saúde, lazer, turismo e outros de natureza pessoal.

Em outras economias emergentes, em especial, China, Índia e Rússia, por conta de ajustes internos, o crescimento das vendas do varejo deverá ser menor do que foi nesses últimos anos, em especial quando comparado com o período que se sucedeu à crise financeira global, quando, como aconteceu com o Brasil, o consumo interno foi fortemente “aditivado” como forma de compensação à estagnação econômica internacional.

Nesse cenário, o varejo brasileiro tenderá a acompanhar o comportamento de outros mercados emergentes com um crescimento similar ao que teremos em 2013, apesar de influenciado positivamente pelos eventos da Copa e mais a eleição presidencial que sempre contribuem para ativar a propensão ao consumo em algumas categorias de produtos e serviços.

A maior fonte de preocupação no cenário à frente é uma inexorável tendência ao aumento da competitividade no varejo por razões estruturais ou táticas.

De natureza estrutural, acontece a evolução dos consumidores que usam de forma cada vez mais intensa os mecanismos disponíveis para avaliação e comparação de produtos, marcas, condições e preços e optam pelas alternativas que oferecem a melhor relação custo-benefício.

Ainda que na vertente benefício possam ser incluídos muitos fatores, inclusive os de natureza intangível, como conveniência, facilidades, localização, economia de tempo, glamour e muitos outros, o resultado é sempre direcionado a um claro processo de pressão competitiva afetando de forma estrutural o negócio do varejo em todo o mundo, pois a evolução dos meios digitais globaliza a competição e a concorrência, afetando mercados onde quer que estejam, em maior ou menor intensidade.

Como resultado o próprio varejo em todo o mundo, mas em especial nos países mais maduros, de consumidores mais informados e discriminantes, busca alternativas que possam torná-lo maior e mais competitivo em sua própria região de origem e, como alternativa, migrando para novos e menos competitivos mercados, disseminando a competição em termos globais.

Dentre essas alternativas estão as fusões e incorporações, o crescimento da participação das marcas próprias, a exploração dos canais digitais, o desenvolvimento de formatos de lojas orientados para valor, o aumento dos investimentos em tecnologia e logística visando simplificar e reduzir processos e o aumento da oferta de serviços integrados aos produtos vendidos, gerando novos patamares de competição em escala global.

Como consequência estrutural temos um processo de aumento da consolidação nos negócios, com aumento da participação dos maiores players em cada mercado e uma maior presença e também participação dos conglomerados e players globais em cada um dos mercados regionais, “pasteurizando” o cenário de negócios do varejo em todo o Mundo, que caminha para essa elevação do nível competitivo que é, ao mesmo tempo, causa e consequência desses processos.

Essa visão e suas consequências para os negócios das empresas serão um dos mais importantes temas que estarão sendo considerados nas discussões e apresentações que ocorrerão durante a NRF na próxima semana em Nova York, evento que terá a participação de mais de 1200 dirigentes e executivos do varejo brasileiro, a maior delegação internacional, interagindo e debatendo o reflexo de tudo isso na nossa realidade.

 

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

NY deve ter o inverno mais intenso em 10 anos

Próxima Postagem

Temporada de sales em Nova York

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Temporada de sales em Nova York

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.