Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Maior crescimento e competição no varejo global

Redação de Redação
6 de janeiro de 2014
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Um maior crescimento com acirramento da competição é o que está desenhado como cenário para 2014 no varejo global. Esse quadro será puxado pelo varejo norte-americano, o maior do mundo, que viveu em 2013 um período de maior expansão e que tenderá a manter o mesmo ritmo no próximo ano, influenciando o comportamento da própria economia global.

 

Essa recuperação das vendas no varejo será também dominante em alguns dos mais importantes países maduros do mundo, em especial aqueles da zona do euro, ainda que ocorra em índices muito baixos, sinalizando, porém, um período de expansão e uma positiva retomada do consumo interno nessas regiões, cenário diferente do que tivemos nos últimos seis anos. E esta é a melhor notícia.

 

Países como Alemanha, França, Itália, Espanha e, fora da zona do Euro, Inglaterra, estarão vivendo uma relativa melhoria do consumo interno com expansão das vendas do varejo, ainda que a perspectiva de médio e longo prazo seja de baixo crescimento por conta da maturidade dessas economias e mudanças estruturais dos padrões de consumo que privilegiam mais a expansão de dispêndios com serviços, em especial nas áreas de saúde, lazer, turismo e outros de natureza pessoal.

Em outras economias emergentes, em especial, China, Índia e Rússia, por conta de ajustes internos, o crescimento das vendas do varejo deverá ser menor do que foi nesses últimos anos, em especial quando comparado com o período que se sucedeu à crise financeira global, quando, como aconteceu com o Brasil, o consumo interno foi fortemente “aditivado” como forma de compensação à estagnação econômica internacional.

Nesse cenário, o varejo brasileiro tenderá a acompanhar o comportamento de outros mercados emergentes com um crescimento similar ao que teremos em 2013, apesar de influenciado positivamente pelos eventos da Copa e mais a eleição presidencial que sempre contribuem para ativar a propensão ao consumo em algumas categorias de produtos e serviços.

A maior fonte de preocupação no cenário à frente é uma inexorável tendência ao aumento da competitividade no varejo por razões estruturais ou táticas.

De natureza estrutural, acontece a evolução dos consumidores que usam de forma cada vez mais intensa os mecanismos disponíveis para avaliação e comparação de produtos, marcas, condições e preços e optam pelas alternativas que oferecem a melhor relação custo-benefício.

Ainda que na vertente benefício possam ser incluídos muitos fatores, inclusive os de natureza intangível, como conveniência, facilidades, localização, economia de tempo, glamour e muitos outros, o resultado é sempre direcionado a um claro processo de pressão competitiva afetando de forma estrutural o negócio do varejo em todo o mundo, pois a evolução dos meios digitais globaliza a competição e a concorrência, afetando mercados onde quer que estejam, em maior ou menor intensidade.

Como resultado o próprio varejo em todo o mundo, mas em especial nos países mais maduros, de consumidores mais informados e discriminantes, busca alternativas que possam torná-lo maior e mais competitivo em sua própria região de origem e, como alternativa, migrando para novos e menos competitivos mercados, disseminando a competição em termos globais.

Dentre essas alternativas estão as fusões e incorporações, o crescimento da participação das marcas próprias, a exploração dos canais digitais, o desenvolvimento de formatos de lojas orientados para valor, o aumento dos investimentos em tecnologia e logística visando simplificar e reduzir processos e o aumento da oferta de serviços integrados aos produtos vendidos, gerando novos patamares de competição em escala global.

Como consequência estrutural temos um processo de aumento da consolidação nos negócios, com aumento da participação dos maiores players em cada mercado e uma maior presença e também participação dos conglomerados e players globais em cada um dos mercados regionais, “pasteurizando” o cenário de negócios do varejo em todo o Mundo, que caminha para essa elevação do nível competitivo que é, ao mesmo tempo, causa e consequência desses processos.

Essa visão e suas consequências para os negócios das empresas serão um dos mais importantes temas que estarão sendo considerados nas discussões e apresentações que ocorrerão durante a NRF na próxima semana em Nova York, evento que terá a participação de mais de 1200 dirigentes e executivos do varejo brasileiro, a maior delegação internacional, interagindo e debatendo o reflexo de tudo isso na nossa realidade.

 

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

NY deve ter o inverno mais intenso em 10 anos

Próxima Postagem

Temporada de sales em Nova York

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Temporada de sales em Nova York

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.