Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vendas bem-sucedidas demandam estratégia que une tradição e inovação

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
5 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas bem-sucedidas demandam estratégia que une tradição e inovação

O varejo é um dos segmentos da economia que mais sente a necessidade de equilibrar as ações inovadoras com as tradicionais de vendas. Isso porque, ainda que o cliente final engaje com tendências tecnológicas, muitos hábitos de compra mais antigos permanecem muito relevantes.

Uma pesquisa feita pela Zucchetti, em parceria com a Fecomercio de Santa Catarina, mostrou que 96% dos micro e pequenos varejistas brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes – número esperado, considerando a força do aplicativo no Brasil, que é o País com o segundo maior número de usuários no mundo, atrás apenas da Índia. Porém, o telefone ainda é utilizado como principal ferramenta por 76% dos respondentes. As redes sociais aparecem em terceiro lugar, com 59%.

Quando analisamos a forma como as compras são efetuadas, a loja física ainda ganha. De acordo com a pesquisa, 82% dos varejistas efetivam suas vendas nas lojas físicas, contra 57% que realizam via redes sociais.

Ou seja, ao mesmo tempo que ignorar a força das ferramentas digitais e das redes sociais no volume de vendas é impensável, não traçar estratégias para atrair e reter clientes de forma tradicional também é um erro. Alinhar uma estratégia a outra é o caminho mais indicado para turbinar as vendas e garantir bons resultados.

Quais ações devem ser colocadas em prática?

  • Use as redes sociais para atrair os clientes para a loja física

Se a loja física continua muito relevante para os resultados, foque em ações que tornem a experiência física agradável, mas não coloque a estratégia online em segundo plano. Pelo contrário, integre o processo de vendas. Investir em anúncios locais, realizar promoções exclusivas no espaço físico e criar de programas de fidelidade e incentivo aos clientes são medidas que devem estar no radar dos varejistas.

  • Facilite o processo de compras online

Tanto presencial quanto digitalmente, o passo a passo para fechar o negócio deve ser o mais simples e conveniente possível. Investir em links diretos para página de produtos, usar botões de “comprar agora” nas postagens e oferecer a opção de fazer compras diretamente na plataforma da rede social são algumas medidas a serem implementadas.

  • Monitore e analise resultados

Este é um passo essencial para entender o que está, de fato, funcionando e o que não gera resultados tão expressivos. Nas redes sociais, as plataformas já oferecem ferramentas de monitoramento de métricas. Presencialmente, converse com o seu público para saber como ele conheceu a loja, se ele conhece sua presença digital.

Vendas bem-sucedidas: cliente e varejista satisfeitos

O varejo é repleto de datas estratégicas para impulsionar as vendas, principalmente no segundo semestre. Com o alinhamento de estratégias que unem o melhor da inovação às boas práticas já consolidadas no âmbito tradicional, é possível satisfazer todos os envolvidos: clientes bem atendidos, com um processo de compras ágil, e varejistas com resultados turbinados para encerrar o ano.

Bernardo Rachadel, diretor de Varejo na Zucchetti Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Unilever cria Escola de Marketing Antirracista mirando avanço na diversidade

Próxima Postagem

Seis em cada dez consumidores aproveitam mais as compras ao receber cupons

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
consumidores

Seis em cada dez consumidores aproveitam mais as compras ao receber cupons

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.