Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O X da questão na China

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Hoje são 800 milhões de usuários de internet na China, numa população de 1,4 bilhão de pessoas, com nível crescente de urbanização que já chega a 60%. E 98% dos internautas chineses o fazem por meio de celulares.

[the_ad id="138406"]

A China é líder mundial em transações financeiras por smartphones, muito à frente dos Estados Unidos ou de qualquer outro país. Os dados disponíveis mostram que 36% dos pagamentos de transações comerciais na China são por celulares, enquanto nos Estados Unidos são apenas 15%.

Para completar e destacar as diferenças: 93% de todas as transações de pagamentos móveis na China trafegam por Ali Pay ou We Chat Pay. E o e-commerce significa em torno de 24% de todo o varejo, o maior percentual no mundo atual.

[the_ad id="99067"]

Ou seja, essas duas plataformas, Ali Pay e We Chat Pay, têm o controle virtual do sistema de pagamentos digitais na China e usam de forma estratégica as informações relativas aos e-consumidores, incluindo seus hábitos e preferências, tendências e previsões, bem como os “analytics” dos vendedores para criar uma vantagem estratégica dificilmente superável por qualquer outro concorrente, especialmente num mercado semiaberto e controlado.

Apenas um varejista, a Wu-Mart, tem plataforma própria de pagamento digital, tentando se diferenciar num mercado dominado pelas outras duas dominantes.

Esse é o X da questão da China e sinaliza a perspectiva futura e potencial desse quadro para outros mercados do mundo onde os chineses estão concentrando sua expansão. Incluindo o Brasil, onde Alibaba, Tencent, Didi e Fosun têm feito investimentos diretos em negócios financeiros ou de consumo.

Nos Estados Unidos, Brasil, França, Inglaterra, Espanha e a maioria dos países desenvolvidos, os meios de pagamentos transitam entre dinheiro, cartões de crédito e débito, cheques e outras formas, incluindo o e-payment mobile, reconhecimento facial e outros, num processo evolutivo limitado pela questão da infraestrutura tecnológica e os hábitos arraigados.

Na China, houve um salto estratégico e tecnológico, o chamado efeito “leapfroging”, e o e-payment tornou-se rapidamente dominante e isso tem um efeito transformador do mercado jamais visto anteriormente.

A concentração em dois players integrados aos ecossistemas de negócios possibilita embarcar muitos outros benefícios para consumidores nos aplicativos de pagamentos, tais como programas de fidelidade, promoções, seguros, assistência, saúde e muito mais, reforçando o posicionamento e a vantagem competitiva.  E isso faz toda a diferença.

E no Brasil

Os sistemas mobile de pagamentos no Brasil, assim como na esmagadora maioria de mercados do mundo, são ainda incipientes.

Temos vários operadores que oferecem a tecnologia que, definitivamente, não é a principal barreira de entrada. A questão de preservação de mercado dos mecanismos de pagamentos existentes e os hábitos dos consumidores são os principais elementos a retardar a evolução, inevitável, dessa modalidade.

Ela será dominante em algum momento futuro.

Para todos que atuam nos setores financeiros e de consumo, reconhecer como se reposicionar nesse cenário emergente é, talvez, a pergunta que vale muito mais de US$ 1 bilhão, a tomar por base o que acontece na China.

 

Nota:

Este artigo encerra a série sobre realidade e potencial do mercado da China onde analisamos a transformação do mercado a partir de nosso projeto “Ignition 360°” que envolveu visitas de estudos, relacionamento e negócios às cidades de Beijing, Shangai, Shenzen, Hanghzou e Hong Kong, em outubro deste ano. Um documento consolidando números e análises será em breve disponibilizado e, se tiver interesse em receber, escreva para nós no e-mail: mgsouza@gsmd.com.br

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Mais de 70% dos chatbots acessados serão do setor varejista

Próxima Postagem

Fundos de investimento planejam relançar Toys “R” Us

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Fundos de investimento planejam relançar Toys “R” Us

Fundos de investimento planejam relançar Toys "R" Us

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.