Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Abertura de novos estabelecimentos na alimentação fora do lar movimenta economia

Fernando Blower de Fernando Blower
5 de outubro de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
faturamento

Não tem como negar que toda a cadeia do foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes, dentre outros) mundo afora passou por tempos extremamente difíceis. No entanto, com a retomada gradual da normalidade, a queda do endividamento e maior lucratividade dos operadores, a abertura de novos estabelecimentos é observada de forma mais significativa. Na verdade, a recuperação da economia, mesmo a passos lentos, impacta diretamente a alimentação fora do lar (e vice-versa). Costumamos dizer que nosso setor é o espelho da sociedade.

Ou seja, com mais pessoas circulando nas ruas e o poder de compra ganhando certo fôlego, o segmento consequentemente se beneficia e, esse importante motor econômico, que mais emprega no País, inclusive, volta a rodar. Para se ter uma ideia, bases de dados da Receita Federal mostram que, entre janeiro de 2022 a julho de 2023, foram abertas quase 57 mil novas empresas envolvendo o foodservice no Brasil.

Ainda devido aos efeitos da pandemia, que culminaram em muitos negócios fechados, é natural que diversos pontos comerciais sejam reocupados, principalmente por se tratar de estabelecimentos já muito bem estruturados, com cozinha e toda a estrutura básica necessária para um negócio operar, sem contar a localização atrativa.

Diversificação de ofertas

A abertura de novos restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar também volta a contribuir para a diversificação das ofertas disponíveis aos consumidores. A pandemia mostrou a necessidade de adaptação e inovação. Portanto, a entrada de novos players no mercado cria outras ideias, tendências e conceitos gastronômicos. Isso favorece uma ampla gama de opções, atendendo a diferentes gostos e preferências, e ainda influencia a indústria como um todo, incentivando outros a seguir os bons exemplos. Nosso setor vem passando pelo mais intenso processo de transformação digital de sua história, com rápida adoção de novas soluções tecnológicas por parte dos gestores e clientes.

Geração de empregos

Novos estabelecimentos geram empregos diretos e indiretos, impulsionando a retomada econômica, como dito anteriormente. Com o aumento da demanda por serviços de alimentação, mais chefs, garçons, gerentes, fornecedores e outros profissionais encontram oportunidades de trabalho. Como resultado, o setor foi um dos que mais geraram empregos no Brasil em 2022, sendo o campeão de primeiro emprego.

Competição e qualidade

A concorrência saudável é um dos motores de qualidade na indústria de alimentação fora do lar. Com novos concorrentes, negócios existentes são incentivados a melhorar seus produtos e serviços, buscando atender às expectativas dos clientes. Isso leva a uma melhoria geral na qualidade da oferta gastronômica, beneficiando os consumidores.

Ganho de eficiência

Durante a pandemia, diversas empresas aprenderam muito em ganho de eficiência e operação. Portanto, hoje, estão mais preparadas e podem expandir novos modelos e marcas. Empresas e marcas mais fortes e maduras geram ciclos mais sustentáveis de crescimento.

De modo geral, com a abertura de novos estabelecimentos, essa indústria vai gradualmente conquistando o seu espaço. Trata-se de uma recuperação para toda a cadeia do alimento, do campo e da indústria até a mesa do cliente. À medida que o setor se reergue e evolui, um futuro mais próspero e resiliente é vislumbrado para todo o ecossistema.

Fernando Blower é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Relator de taxação dos fundos de alta renda diz que votação depende agora de ‘arranjo político’

Próxima Postagem

Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

Fernando Blower

Fernando Blower

Fernando Blower é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e presidente do SindRio, entidade que em conjunto representa mais de 12 mil estabelecimentos do setor. Já atuou como advogado consultivo em direito administrativo e direito privado e acumula assentos em diversos conselhos como o da Firjan, Fecomercio, ESPM, Senac e Secretaria Estadual e Municipal de Turismo do Rio.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile