Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Adaptabilidade é o próximo passo da Inteligência Artificial para o sucesso da sua empresa

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
5 de julho de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Tech, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Adaptabilidade é o próximo passo da Inteligência Artificial para o sucesso da sua empresa

Assim como o ser humano e o seu potencial de resiliência, a Inteligência Artificial precisará seguir o mesmo caminho ao tentar mimetizar mais essa característica do nosso comportamento. Quando trazemos esse conceito e necessidade para as empresas, cada vez mais precisaremos criar experiências ainda melhores aos usuários e que sejam ágeis e eficazes para acompanhar as mudanças do mundo real. Neste contexto é que surge o conceito de Inteligência Artificial Adaptativa como um próximo passo na evolução da tecnologia, abrindo caminho para melhorias contínuas e interações cada vez mais personalizadas.

A adaptabilidade na Inteligência Artificial refere-se à capacidade de um sistema em se ajustar para responder de maneira eficaz às mudanças nas circunstâncias, tarefas, ambiente ou requisitos. Trata-se de sistemas cada vez mais flexíveis, resilientes e capazes de lidar com novas situações ou tarefas. O desenvolvimento de sistemas adaptáveis pode ser alcançado, por exemplo, por meio do aprendizado de máquina, em que os algoritmos são alimentados com dados para reconhecerem padrões e extraírem informações relevantes. À medida que novos dados são apresentados ao sistema, ele será capaz de ajustar seus modelos para melhor se adequar às novas informações. Essa capacidade de aprendizado contínuo permite que a IA se adapte a novas circunstâncias e melhore seu desempenho ao longo do tempo.

Principalmente com a chegada do ChatGPT e o interesse crescente das Big Techs em investirem em Inteligências Artificiais para seus produtos e serviços, está cada vez mais fácil o uso da tecnologia para revisar o próprio código e promover adaptações necessárias, no entanto o desafio futuro está no aprendizado comportamental humano, mudanças externas, informações incompletas ou incertas, além de questões éticas e relacionadas à segurança. Essa evolução no desenvolvimento de projetos e sistemas de IA adaptáveis ainda precisam garantir que sejam confiáveis, justos e transparentes em suas ações.

“Os sistemas de IA adaptativa visam retreinar modelos continuamente ou aplicar outros mecanismos para adaptar e aprender dentro de ambientes de desenvolvimento e tempo de execução, tornando-os mais adaptáveis e resilientes à mudança”, afirma Erick Brethenoux, vice-presidente analista emérito do Gartner. No entanto, o desafio está em compreender e ampliar a capacidade de aprendizado, proporcionando dados para otimização e adaptação contínuas, para que os sistemas de IA possam melhorar o desempenho, lidar com novas tarefas e enfrentar desafios complexos de maneira mais eficiente.

A partir dessa visão, reforçada pelo Gartner, podemos pensar sobre a adaptabilidade como oportunidade para os sistemas de Inteligência Artificial serem cada vez mais flexíveis e capazes de lidar com uma ampla variedade de tarefas e situações, na resolução de problemas e aplicabilidade em diferentes mercados, podendo se ajustar às necessidades específicas de cada área para oferecer soluções personalizadas. Afinal, o mercado de tecnologia está em constante evolução, com mudanças nas preferências do cliente, tendências de mercado e crises econômicas ao redor do planeta.

Trabalharemos com a personalização em tempo real, permitindo que as empresas ofereçam experiências sob medida aos seus clientes, analisando dados em tempo real e adaptando-se aos interesses e preferências individuais. Essa evolução permitirá a criação de estratégias como, por exemplo, uma empresa do varejo ajustar suas recomendações de produtos com base no aprendizado de dados referente às tendências sazonais, mudanças de preferências do cliente, necessidades e comportamentos de compra.

Ainda estamos engatinhando com os próximos passos na evolução sobre como as Inteligências Artificiais poderão se ajustar ao comportamento e às necessidades humanas. Se hoje a adaptabilidade pode ser encontrada na busca do Google, recomendações da Netflix, sugestões de compra da Amazon e direção autônoma da Tesla, cada vez fica mais claro que a busca por maior adaptabilidade na IA é essencial para as empresas se manterem competitivas em um ambiente de negócios em constante evolução.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

E-commerce é renda principal para 3 em cada 10 vendedores brasileiros da Shopee

Próxima Postagem

Carrefour Express: “Franquia era caminho natural”, afirma diretor-executivo

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carrefour Express: "Franquia era caminho natural", afirma diretor-executivo

Carrefour Express: "Franquia era caminho natural", afirma diretor-executivo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.