Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pix pode ajudar lojista a diminuir inadimplência e conquistar público mais jovem no crediário

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
5 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Pix dispara no e-commerce e deve decretar fim de pagamentos de compras

Hoje não dá para imaginar o Brasil sem o Pix. A forma de pagamento eletrônica não poderia ter obtido um sucesso maior entre os brasileiros, como comprovam as estatísticas do Banco Central (BC). Segundo dados da instituição, a ferramenta alcançou 126,6 milhões de usuários em abril deste ano, sendo 9 milhões de empresas e 117,5 milhões de pessoas físicas. Já no dia 6 de maio, o meio de pagamento atingiu um recorde de mais de 73 milhões de transações.

Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que o setor varejista não pode deixar de ignorar a nova realidade, ainda que no início desconfiasse da novidade.

O grande motivo para essa suspeita inicial foi de que o Pix poderia não ser de uso universal. Além disso, em um primeiro momento a modalidade dificultou a vida dos varejistas de pequenos e médios negócios que eram menos adeptos às tecnologias bancárias – vale observar que boa parte do êxito do formato se deve à ampliação dos bancos digitais no País.

Esses lojistas também tinham alguma relutância por já estarem adaptados ao uso de dinheiro vivo nas suas operações, que era considerado um facilitador para gestão de pequenos pagamentos.

Contudo, a mudança de postura dos integrantes do setor foi praticamente instantânea, uma vez que todas as plataformas disponíveis detém o canal para a ferramenta eletrônica ser utilizada. Com isso, grande parte dos varejistas passaram a usar o Pix de alguma maneira no seu dia a dia, incluindo nas vendas aos consumidores.

Porém, em relação ao crediário, a recomendação para os lojistas é usá-lo como uma certa dose de inteligência. Por exemplo, o Pix é ideal para alcançar um público mais jovem, que prefere fazer pagamento remoto, em vez de retornar à loja todos os meses para quitar seus débitos.

Para este perfil, o uso da tecnologia é muito positivo porque eles já estão mais familiarizados com a solução, ajudando a rede varejista a incrementar a carteira com clientes que antes não comprariam pela modalidade por não disponibilizar uma facilidade de pagamento.

Outra vantagem para o varejista é a possibilidade de reduzir a inadimplência dos consumidores que atrasaram o pagamento. Nestas circunstâncias, a equipe de crédito tem a chance de propor um acordo via WhatsApp, permitindo que o acerto ocorra de uma maneira mais ágil.

Quando converso com lojistas dos segmentos de vendas com maior recorrência, como é o caso de vestuário e calçados, percebo uma certa resistência (e muito prudente) de implantar o Pix para recebimento de vendas do crediário.

O pagamento na loja sempre foi, e continuará sendo, a essência do crediário, tendo em vista que os clientes pagam as suas parcelas e acabam realizando novas compras na mesma ocasião.

Em linhas gerais, não há como as lojas – que têm o crediário como um pilar fundamental em seu modelo de negócio – deixar de lado o Pix. Entretanto, utilizá-lo a seu favor é a forma de garantir a sustentabilidade da operação.

Jeison Schneider é sócio-fundador e CEO do Meu Crediário.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grandes marcas reforçaram a luta da comunidade LGBTQIAP+ durante o mês de junho

Próxima Postagem

O foodservice e os desafios sociais do País

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
O foodservice e os desafios socias do País

O foodservice e os desafios sociais do País

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.