Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O varejo chinês entre nós

Marcos Hirai de Marcos Hirai
5 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

A China sempre foi conhecida como a terra das bugigangas e das cópias. Investimentos maciços do governo chinês tentam reverter esta história. A nova China pretende ser cada vez mais sustentável, líder em pesquisas e investimentos em tecnologia de ponta, como nanotecnologia, inteligência artificial, drones, energia solar, energia eólica, carros elétricos, autônomos entre outras inovações que poderão surgir nos próximos anos. Fala-se muito também do quase onipresente site de comércio eletrônico Alibaba, que está quase se tornando o maior varejista de produtos e serviços para o mercado chinês. Muito em breve, 6 em cada 10 produtos vendidos por lá serão gerados pela plataforma.

[the_ad id="138406"]

Mas um exemplo de como ainda é difícil mudar a imagem que uma nação representa no imaginário popular é a percepção que os consumidores ainda têm dos automóveis chineses. Os preços são convidativos, mas muita gente não os compra, pois possuem receio quanto à durabilidade, segurança e aspectos técnicos.  Na dúvida, preferem apostar numa marca tradicional e mais “confiável”.

Quando se fala em varejo, a primeira remessa de lembrança é dos badulaques baratos chineses compradas na Rua 25 de Março em São Paulo ou no Saara no Rio de Janeiro. Produtos sem qualidade, e cópias ruins.

[the_ad id="99067"]

Mas agora a invasão é outra. Primeiramente veio a japonesa Daiso, a maior rede de lojas de preço único do mundo (que aqui no Brasil oferece produtos a partir de R$ 7,99) que obtém enorme sucesso com produtos baratos e de qualidade. Já possui 40 filiais por aqui.

No ano passado estreou a primeira rede de varejo chinesa no Brasil. A Miniso chegou com grande estardalhaço, anunciando a abertura de 1000 lojas nos próximos 5 anos. Os números da rede impressionam. Fundada em 2014, a marca tem mais de 2.000 lojas em mais de 50 países, incluindo uma filial em Pyongyang, capital da Coréia do Norte, além de Estados Unidos, Canadá, Coreia, China, Dubai, Austrália, México e Alemanha – além do Brasil. Apesar de se declarar japonesa, na verdade, ela utiliza o design japonês e até a semelhança de identidade visual das redes japonesas Uniqlo e Muji. Mas a sua sede mundial e a produção dos produtos estão, em sua maioria, na China. Já abriu 20 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, recentemente, anunciou um projeto de franquias bastante ambicioso: abrir mais 100 novas lojas no Brasil até o final de 2018.

Nesta onda, uma nova varejista chinesa planeja abrir lojas este ano, iniciando por São Paulo. A ainda desconhecida UNISO, que tem mais de 500 filiais na China e na Índia, promete abrir 10 lojas por aqui nos próximos meses. Com planos igualmente ambiciosos. O curioso é que a Uniso tem um logotipo muito parecido com a Miniso. É China copiando China. A invasão está apenas começando e você ainda vai comprar numa delas.

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Estrela lança marca de maquiagem e acessórios Estrela Beauty

Próxima Postagem

Lojistas esperam vendas de inverno iguais às de 2017

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Lojistas esperam vendas de inverno iguais às de 2017

Lojistas esperam vendas de inverno iguais às de 2017

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.