Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Tem túnel

Redação de Redação
5 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Marcos Gouvêa de Souza*

[the_ad id="138406"]

Depois de meses de profunda retração de consumo, o mercado sinaliza uma perspectiva diferente do cenário anterior. Aparentemente descobrimos que parece existir um túnel no fundo, do qual pode haver uma luz. No mínimo, o sentimento é que paramos de piorar.

Nada que possa ser ainda entendido como recuperação de investimentos e aumento de emprego, mas ao menos as empresas ligadas ao consumo e varejo voltam a olhar para frente, com um horizonte de perspectivas diferente do que vinha ocorrendo.

[the_ad id="99067"]

Nenhuma grande ilusão e apenas a certeza de que até que haja uma definição final no congresso na terceira semana de agosto, estamos todos “pisando em ovos” e esperando que o tempo passe mais rápido para que possamos engatar outra marcha para sair do atoleiro que o País se meteu.

Os elementos que marcam essa perspectiva de que “existe túnel” envolvem, como fato mais marcante, o terceiro mês consecutivo de recuperação da confiança do consumidor. Esse é um fato a ser comemorado depois de sucessivas quedas que levou  o índice ao seu menor patamar histórico. Foi após a aprovação do início do processo de impeachment que se desenhou a recuperação do indicador oficial da confiança do consumidor, um dos quatro elementos fundamentais da equação que determina o comportamento do consumo e das vendas do varejo.

Outro elemento fundamental é o nível de emprego que se encontra no patamar de 11,2% para o período março a maio, na nova metodologia implantada com base na PNAD do IBGE. Para efeito de comparação, esse indicador no período março-maio de 2012 era de 7,6%, ou seja, cresceu 3.6 pontos percentuais no período de apenas quatro anos.

Regionalmente, são os estados do Sudeste e a população na faixa etária de 18 a 24 anos que mais sofre no atual quadro.

Um em cada quatro jovens de 18 a 24 anos está desempregado.

Como resultado a massa salarial real, ou seja, o volume de recursos disponível para consumo e pagamento de encargos de toda a população neste momento está praticamente igual ao que era no mesmo período em 2013 ou, traduzindo, em termos reais retrocedemos três anos no quesito potencial de consume da população.

Mas não deixa de ser surpreendente que, no atual quadro, a inadimplência das pessoas físicas tenha tido, até o momento, um comportamento razoavelmente equilibrado, sendo o atual indicador de 4,3%, baseado na inadimplência acima de 90 dias, segundo o Banco Central, muito próximo do mesmo indicador no mesmo período em 2014, quando começou o período recessivo.

Esses indicadores são resultado de uma combinação de consumidores que se tornaram mais maduros e cautelosos e dos bancos e financeiras que “travaram” a concessão de crédito com preocupações sobre o comportamento futuro. Mas o resultado é que uma retomada de consumo encontrará o mercado razoavelmente saudável sem excessivo endividamento e com capacidade de assumir novos financiamentos.

O País, em especial os consumidores, empresários e investidores, depois de passarem meses sem nenhum sinal que pudesse significar uma reversão de tendências, parece começar a acordar desse longo período de letargia e prostração que acometeu o País e só espera o sinal definitivo, configurado na votação definitiva no congresso, para voltar a sonhar com um futuro mais interessante e positivo.

Por enquanto fica o sentimento de que, aparentemente, encontramos o túnel no meio do cipoal.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A geração millennial começa a empreender

Próxima Postagem

Giorgio Pradi fala como driblou crises no cenário de franquias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Giorgio Pradi fala como driblou crises no cenário de franquias

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.