Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Bye, bye Brazil

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
4 de dezembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

É verdade, a economia está melhorando pelo crescimento do consumo e, mais recentemente, também pela recuperação dos investimentos. Algumas reformas importantes estão caminhando, o emprego melhora, ainda que puxado pelo informal, a massa salarial real já está próxima do que era há dois anos e o investimento direto externo também se expande.

A confiança do consumidor tem tendência clara de melhoria, depois do pico de baixa do primeiro trimestre deste ano, e a Black Friday sinalizou perspectivas positivas para as vendas do final do ano. Vai ser o melhor Natal dos últimos quatro anos.

A modernização trabalhista foi aprovada e agora o desafio é enquadrar parte da Justiça do Trabalho que se opõe ao que foi aprovado no Congresso e se tornou obrigatório.

A fundamental Reforma da Previdência está sendo negociada com perspectiva positiva de evolução à despeito do comportamento inconsequente e errante de alguns partidos e congressistas que brincam com coisa muito séria num momento crítico para o país.

O crescimento da economia mundial se mantém constante, favorecendo a exportação de comodities, produtos e serviços, o que tem permitido um comportamento também positivo da balança comercial.

Como se vê, o cenário de curto e médio prazo sinaliza positivamente em muitos aspectos. Porque então cresce o número de jovens talentos que preferem o “bye, bye Brazil” e vão para o exterior?

Excluídos aqueles que, momentânea e transitóriamente, vão completar estudos no exterior, ou são transferidos para operações internacionais de empresas globais, temos percebido um crescente número de jovens – e outros não tão jovens –, talentosos profissionais que preferem buscar no mercado internacional oportunidades para uma vida mais calma, segura, estruturada, ainda que profissionalmente desafiadora, em um outro país. Mais maduro ou não, mas sempre mais seguro e estável.

Muitos deles têm consciência que, profissionalmente falando, poderiam ter mais oportunidades no Brasil, mas preferem buscar uma vida mais equilibrada e segura no mercado internacional.

Trocam os crescentes desafios e as oportunidades por aqui, por mais qualidade de vida, tema particularmente relevante para os “millennials”. Mas, neste caso, não é o comportamento geracional que define a opção.

É a frustração com a evolução estrutural do país que os impele para outras paragens. É a insatisfação com o constante mais do mesmo de uma política mesquinha e provinciana que tem nos condenado ao atraso e perda de oportunidades de evolução estrutural.

É a percepção da falta de um projeto futuro de país que os impele para o mercado internacional, preferindo o incerto seguro do que o desafio do inseguro.

E, para piorar, são usualmente os melhores, os mais preparados, os com maior e melhor pensamento estratégico que acabam optando por esse caminho, drenando inteligência e talentos nacionais que vão passar a atuar no exterior.

Não visualizamos, no curto ou médio prazo, uma reversão dessa tendência. O quase caos político-institucional disseminado no país não dá mostras efetivas de mudanças. E as eleições de 2018 colocam ainda mais incerteza nesse quadro.

Temos avançado de forma razoavelmente estruturada na economia, mas temos tropeçado e atuado de forma inconstante em tudo que diga respeito ao político-institucional. E a esperança de uma reversão, nesse aspecto, é cada vez mais distante.

Para o que pode ou decide poder, lamentavelmente, a alternativa do “bye, bye Brazil” é cada vez mais presente e, pior, não há como contestar essa opção.

 

NOTA. O programa Mercado & Consumo, que é exibido na rede Record News em canais abertos e fechados e é também mostrado na Internet tem trazido a discussão dos temas mais relevantes para o mercado e o consumo. Ele reúne notícias, informações, inovações e entrevistas envolvendo os setores de varejo, shopping center, e-commerce, franquias e food service e estará sempre destacando os principais movimentos do varejo e do consumo no Brasil e no Mundo. É mais uma iniciativa do Grupo GS& para contribuir para o desenvolvimento dos setores que atua.

Postagem anterior

Lojas Americanas chega a Mairiporã (SP)

Próxima Postagem

Compras com cartões de crédito e débito somam R$ 308 bilhões no 3º trimestre

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Compras com cartões de crédito e débito somam R$ 308 bilhões no 3º trimestre

Compras com cartões de crédito e débito somam R$ 308 bilhões no 3º trimestre

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.