Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A Expansão do Varejo em 2015

Redação de Redação
4 de novembro de 2014
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Passadas as eleições, o varejista brasileiro vive um dilema: acelerar a expansão ou desacelerar? Nos últimos meses, a vida não tem sido fácil para os varejistas, eventos como Copa do Mundo, desaceleração das vendas, piora exacerbada do cenário macroeonômico durante o período eleitoral, entre outros.

O ano de 2015 se delineia como um ano de muitos ajustes na economia. Por conta das eleições, o atual governo adiou algumas decisões que refletirão ao longo do próximo ano. As medidas serão impopulares e, em parte, isto já começou a ocorrer, já na semana passada tivemos o aumento da taxa Selic.

Entre alguns desafios, estão o controle da inflação, o inevitável reajuste no preço dos combustíveis, o risco de problemas na oferta de energia elétrica, caso persista a escassez de chuvas, o escândalo da Petrobras, enfim – o governo terá pela frente o desafio de reverter o baixo crescimento econômico, melhorar a condução da política fiscal para diminuir a dívida pública, estancar a crise de desconfiança dos investidores e passar credibilidade suficiente para evitar que o Brasil perca o grau de investimento recebido em 2008.

Mas e o varejo?

2014 deverá fechar com o crescimento entre 3,5% e 4%, inferior às taxas de crescimento dos últimos anos, que girava em torno de 6% a 7% ao ano, mas, muito acima do crescimento pífio previsto para o PIB brasileiro este ano, que foi de 0,5%.

Segundo projeções do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), a taxa de crescimento do varejo brasileiro deve fechar 2015 com expansão entre 5,5% e 6%. O resultado tem como premissa uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, na casa de 1% a 1,5%.

Com perspectivas como essas, os empresários chegam à conclusão de que o cenário hoje, apesar dos desafios da política macroeconômica, é mais de desconfiança, do que de crise. Nosso imenso mercado consumidor, a visão das perspectivas do mercado brasileiro a médio e longo prazo, falam mais alto.

Numa recente enquete com varejistas, 9 entre 10 disseram que, no mínimo, manterão o mesmo ritmo de abertura de lojas de 2014. 60% declararam que aumentarão o ritmo de abertura de lojas em 2015. Mas não existe euforia. Cautela é o nome do jogo. A expansão será mais programada, planejada e os custos rigorosamente controlados.

Não custa repetir que o varejo já representa entre 16% a 17% do PIB. Além de gerador do maior número de empregos formais no País, o setor exibe, especialmente, nos últimos quatro anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.

Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br), sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

 

Postagem anterior

Natal gordo ou magro?

Próxima Postagem

Alimentação fora do lar desacelera a partir de 2014

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Alimentação fora do lar desacelera a partir de 2014

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile