Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a IA já está potencializando a sua vida e os seus negócios?

Episódio 3: Conhecendo mais sobre as possibilidades da IA

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
4 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo, vou dar sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA e eu e o Rob, meu companheiro de IA, vamos trazer alguns exemplos que já estão inseridos no nosso dia a dia e que fazem diferença.

Estamos incorporando novos hábitos e novas facilidades que, aos poucos, fazem parte da nossa biblioteca de funcionalidades. Os clientes estão muito receptivos às novas tecnologias e a grande maioria quer facilidade e rapidez.

E isso é ótimo porque a IA veio com uma cartela de funcionalidades para somar na nossa vida. E vamos conhecer alguns exemplos de como ela já está atuando.

Nos negócios, a IA otimiza processos de controle de produtos em exposição e em estoque, automatiza tarefas, reduz custos operacionais e também facilita a captação e fidelização dos clientes. Como consequência, aumenta a produtividade.

Quando pensamos na experiencia do cliente, a IA já está muito melhor, porque traz escolhas pré-configuradas, de acordo com o perfil e análises dos seus padrões de compra. Do lado do empreendedor, ela oferece dados, que serão os seus grandes aliados para conhecer o cliente e, com isso, antecipar seus desejos e fazer uma gestão do seu negócio com muito mais informação.

Segundo uma pesquisa encomendada pela IBM, com dados de 2022, 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a IA em diversos setores. Alguns exemplos:

Na construtora MRV Engenharia, a IA está presente desde o atendimento ao consumidor até o processo de compras de materiais. No site, o consumidor é recepcionado em um chatbot chamado MIA. Com a MIA é possível saber qual o interesse de compra, quem é o cliente, qual o seu contato e, inclusive, encaminhá-lo para o próximo estágio.

O Bradesco tem a Bia, que funciona como uma assistente pessoal para os clientes, executa várias atividades, responde perguntas e auxilia amplamente.

A Amazon tem a nossa super conhecida Alexa, que funciona como uma assistente e executa as mais variadas tarefas. A Amazon também utiliza a IA para sugerir produtos aos clientes, bem como a Netflix a utiliza para sugerir aos clientes filmes e séries através dos algoritmos.

Os padrões de consumo mudaram com as novas tecnologias e, mais do que isso, provocaram mudanças na forma como os consumidores se relacionam com as marcas e o que esperam delas.

O consumidor 4.0 é digital e, por isso, tem acesso aos canais digitais a todo o momento. E isso o torna um cliente mais exigente e que espera um atendimento rápido.

A inteligência artificial vai ser a grande aceleradora de todas as tecnologias. Ela vai acelerar o metaverso, vai conectar com blockchain e com IoT e vai nos permitir viver experiências nunca imaginadas. Ela já está acelerando a produção de conteúdo, atuando nos bastidores da indústria e trazendo novos conhecimentos para o consumidor.

A IA da Benkyou está esperando por vocês! Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Usaflex aposta em franquias para expandir e atinge a marca de 300 unidades

Próxima Postagem

“A Inteligência Artificial está pronta para transformar o cenário do varejo”

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
GenAI será indispensável aos negócios com destaque na automação de tarefas

"A Inteligência Artificial está pronta para transformar o cenário do varejo"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile