Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Atenção, empresas: 1% muda o mundo

Roberta Faria de Roberta Faria
4 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Atenção, empresas: 1% muda o mundo

Quando eu e meu sócio, Rodrigo Pipponzi, decidimos empreender juntos e criar a MOL Impacto (que nasceu como Editora MOL), a premissa era a de que iríamos gerar lucro e também impactos socioambientais positivos. Nosso modelo de negócio tem a geração de doações no cerne e, em 17 anos, já destinamos mais de R$ 75 milhões para organizações da sociedade civil. 

Nem toda empresa, no entanto, precisa operar dessa forma. Mas toda empresa pode, sim, praticar doações com regularidade e contribuir para um mundo mais justo e solidário. Em 2023, o lucro líquido das empresas não financeiras listadas na B3 totalizou R$ 143,2 bilhões.

Esse montante não inclui o lucro recorde de R$ 144,2 bilhões dos bancos, conforme o Relatório de Economia Bancária de 2023, do Banco Central, nem o grande número de empresas de capital fechado no Brasil – 80,9% das sociedades anônimas abertas em 2023 são de capital fechado, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal. Imagine se todas essas empresas assumissem o compromisso de doar para organizações da sociedade civil pelo menos 1% desses lucros?

Tendo este panorama como ponto de partida, está lançado o Compromisso 1%. A iniciativa do Instituto MOL, em parceria com o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), reúne empresas que já doam ou pretendem doar em até dois anos, pelo menos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil ou movimentos sociais que atuam em benefício público. Ao fazer a adesão, empresas mostram sua disposição com a perenidade da ação filantrópica e influenciam seus pares a agirem também. A participação na comunidade dá acesso a uma rede de profissionais com quem podem trocar experiências e conteúdos que contribuem para aprimorar sua atuação. 

A importância de trazer esse movimento para o Brasil é evidente quando consideramos o cenário de policrise, intensificado pelas desigualdades e pelo aumento de eventos climáticos extremos. Nesse cenário, financiar e fortalecer iniciativas do terceiro setor são um dos caminhos importantes para garantir uma transformação social no médio e longo prazos, indo além de ações isoladas realizadas internamente.

A prática da filantropia estratégica também traz ganhos ao negócio. Existe uma correlação comprovada entre investimento social e melhor performance na Agenda ESG. Além disso, também é uma atitude percebida e valorizada por colaboradores e por consumidores.

De acordo com a Pesquisa Doação Brasil 2022, 92% dos brasileiros concordam que empresas são responsáveis pela resolução de problemas sociais e ambientais, e 44% revelam que o fato de marcas e  produtos apoiarem causas sociais tem influência em suas decisões de consumo. Segundo a pesquisa Varejo Com Causa 2024, 80% dos doadores do varejo acreditam que promover a doação melhora a imagem da loja, e 85% deles comprariam novamente no estabelecimento se soubessem que o local possibilita a realização de doações.

É hora de as empresas darem um passo além. O Compromisso 1% oferece uma oportunidade única para que as organizações façam parte de um movimento transformador, que fortalece o terceiro setor e gera impactos reais na sociedade. A MOL Impacto está entre as primeiras signatárias. Junte-se a nós e invista no papel transformador da sua organização – porque 1% pode, sim, mudar o mundo.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cartões de crédito e débito dominam 44% dos pagamentos em países da América Latina

Próxima Postagem

Consultoras da Natura aumentam vendas em 20% com plataforma financeira da marca

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Consultoras da Natura aumentam vendas em 20% com plataforma financeira da marca

Consultoras da Natura aumentam vendas em 20% com plataforma financeira da marca

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.