Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
4 de junho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

O Pix por aproximação surgiu em meio às novas regras do Banco Central para reforçar a segurança do sistema Pix. Uma delas determina que as instituições financeiras que operam com Pix excluam as chaves de pessoas e empresas em situação irregular na Receita Federal. Essas medidas, aliadas ao fato de a nova modalidade de aproximação ainda ser recente, podem gerar o questionamento: transação com Pix por aproximação é segura? A resposta é sim.

A modalidade de Pix por aproximação é usada apenas em transações presenciais, exigindo uma maquininha de cartão ou um Tap on Phone – celulares que podem ser usados como uma maquininha. A proposta é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o Pix por QR Code. Além disso, segue uma série de exigências do Banco Central para estabelecimentos comerciais e instituições financeiras para que seja habilitado.

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras integrantes do Open Finance têm a obrigação de disponibilizar o Pix por aproximação por meio das carteiras digitais. Os bancos também podem implementar essa funcionalidade em seus aplicativos. Essa prática é bastante segura porque é necessário que o cliente vincule sua conta a uma carteira digital autorizada pelo Bacen, seguindo um processo semelhante ao dos cartões. Durante a transação, ao aproximar o celular, a carteira digital capta as informações enviadas pela maquininha e finaliza o pagamento por meio da conta previamente vinculada.

Por que o Pix por aproximação é seguro?

  • Autenticação das transações – A maioria das instituições que disponibiliza pagamentos por aproximação implementa diversas camadas extras de segurança. Entre elas, estão a exigência de PIN (chave de segurança) e autenticação biométrica, seja por impressão digital ou reconhecimento facial. Essas medidas reduzem significativamente os riscos de golpes associados ao Pix por aproximação. Além disso, a necessidade de autenticação para validação da transação ajuda a minimizar as chances de fraudes relacionadas ao uso de senhas.
  • Transação apenas para Android habilitado – O pagamento por aproximação nos celulares Android só é possível por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), que deve estar ativada no aparelho. Por esse motivo, o próprio usuário pode gerenciar e habilitar a funcionalidade e todos os recursos de segurança da wallet, como: acionar Pin, senha ou biometria, manter um limite baixo por transações ou diários.
  • Limite máximo por transação de R$ 500 – O valor máximo por transferência via Pix por aproximação, utilizando uma carteira digital, é de R$ 500. O valor é configurado no momento da vinculação da conta na carteira digital.

Acredito que esses esclarecimentos ajudam a comprovar a segurança da nova modalidade. Para os estabelecimentos comerciais, o mercado dispõe de diversas empresas que oferecem o Pix por aproximação, com soluções de fácil integração e medidas extras de segurança. Com essas informações, você se sente confiante para experimentar essa nova funcionalidade do Pix?

Murillo Restier é diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato
Postagem anterior

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

Próxima Postagem

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.