Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Alguns dados sobre franquias que os shoppings precisam conhecer

Redação de Redação
4 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das primeiras medidas adotadas por shopping centers em fase de lançamento é recorrer às franquias para completar o “tenant mix” com marcas conhecidas. Mesmo shoppings consolidados estão sempre de olho em boas franquias para renovar o conjunto de lojas ou ocupar suas expansões. Por isso mesmo, vale a pena analisar com atenção os números do franchising brasileiro em 2014, divulgados na semana passada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Para começo de conversa, o faturamento do setor, em 2014, chegou a R$ 127,3 bilhões, o que significa aumento nominal de 7,7% em relação a 2013. Para efeito de comparação, vale lembrar que tanto os shopping centers quanto o varejo brasileiro cresceram mais do que isso – no ano passado as vendas dos shoppings avançaram 10%, segundo a ABRASCE, e as do varejo 8,5%, de acordo com o IBGE. Em outras palavras, as franquias evoluem mais ou menos no mesmo ritmo do comércio nacional.

Quer saber quem puxou esses índices para cima? Então anote aí: na hora de planejar o mix, olhe com carinho para as franquias de produtos de comunicação, informática e eletrônicos. Em 2014 elas elevaram o faturamento em 27%. Marcas de acessórios e calçados também fizeram bonito, avançando 19%. O segmento de alimentação ficou estável, crescendo 7%, mas as vendas das franquias de vestuário, por outro lado, decepcionaram, aumentando apenas 3%.

A boa notícia é que, mesmo diante do cenário econômico turbulento, o país ganhou 239 redes franqueadoras e 11.232 novas unidades franqueadas no ano passado – quantidade de lojas quase 10% maior do que a existente em 2013. Das mais de 125 mil unidades operando no Brasil no ano passado, somente 3,7% foram obrigadas a fechar as portas. O ranking atualizado das cinco maiores marcas, por quantidade de unidades em operação, é composto, pela ordem, por O Boticário, Wizard Idiomas, Colchões Ortobom, Cacau Show e Subway.

O setor de franquias ainda está bem concentrado no Sudeste, onde ficam cerca de 60% das unidades, e mais especificamente em São Paulo, local de operação de 37,5% delas. Apenas 2.108 municípios brasileiros possuem franquias, ou seja, 62% deles ainda não conhecem redes franqueadoras. De certa forma, a penetração das franquias no setor nacional de shopping centers também é modesta – somente 5% das marcas e 34% das lojas em shoppings são franquias.

Como é possível perceber, há muito espaço para o crescimento do franchising por aqui. Assim como não faltam oportunidades para o avanço dos shopping centers. Ambos são ainda negócios em fase de amadurecimento e por isso mesmo faz todo o sentido que caminhem de mãos dadas, em seus rumos de expansão.

Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br), sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Dois entre muitos Brasis

Próxima Postagem

Estratégias para um novo varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Estratégias para um novo varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.