Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As cartas estão na mesa

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
4 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

O presidente eleito, os ministros escolhidos, em quase todos os casos o reconhecimento de que se trata de uma equipe ministerial de primeira grandeza.

O Congresso renovado, o presidente do Congresso eleito e alinhado e, finalmente, depois de cenas que tangenciaram um espetáculo circense, o presidente do Senado também eleito, em discurso, se mostrou orientado para o compromisso de contribuir para a solução dos grandes temas nacionais.

Fosse futebol e usando a expressão-chavão, seria: a bola começa a rolar.

Mas é um jogo diferente e o cacife é o presente e o futuro de uma nação. As cartas estão na mesa !

E o jogo começa com envolvimento e interação dos assistentes-cidadãos como jamais se viu antes.

Já havíamos assistido esse envolvimento nas eleições presidenciais, onde a força da voz digital foi decisiva no resultado final.

E voltamos a assistir agora na eleição do presidente do Senado quando houve mobilização digital sem precedentes via redes sociais, com envolvimento na forma de declaração de voto e na pressão pelo não continuísmo que levou à retirada da candidatura do ex-longevo presidente do Senado e impactou na decisão do voto dos senadores.

Toda a sequência da eleição no sábado e no domingo no Senado, depois do Congresso na sexta-feira, foi acompanhada com um nível de interesse e envolvimento como há alguns anos não seria sequer possível imaginar.

Sinal muito positivo da mudança que se instaurou na sociedade.

As cartas estão na mesa.

Para muitos pode até haver dúvidas sobre o jogo a ser jogado. Ele está muito mudado.

Quem imaginar que vai poder jogar como no passado, vai ser posto para fora do jogo sem sequer perceber. As recentes eleições para deputados e senadores já deixaram isso claro.

Os governantes, Congresso, Senado e Assembleias precisam ter nítido que, finalmente, estamos vivendo um novo tempo, redesenhado a partir do envolvimento e interação proporcionados pelas redes sociais e, principalmente, pela insatisfação e repúdio com o que tivemos no passado recente.

As próximas jogadas

É um jogo com muitas alternativas e possibilidades. Com muito por fazer e ser feito. Com uma enorme carteira de demandas, resultado também da omissão e desvios do passado.

Mas é preciso ser coerente e consistente na escolha das prioridades.

E a primeira, sobrepondo-se a qualquer outra, é a questão da Reforma Previdenciária. A mãe de todas as reformas.

Importante e inadiável por si só, mas também fundamental para sinalizar a capacidade de articulação e determinação para levar adiante o que precisa ser feito. Sem transigência e envolvendo todos os setores, especialmente o setor público e, em particular, os militares.

Será a prova definitiva que vai ser feito o que precisa ser feito.

O lado positivo é que, levada adiante e realizada como se espera e precisa ser feito, os benefícios transcendem em muito à solução do grave problema do déficit fiscal.

Será atestado claro e suficiente o compromisso com o longo prazo, com a capacidade de condução do processo e que irá gerar investimentos diretos externos e internos de magnitude,  contribuindo para a continuidade da recuperação do emprego, da renda e, principalmente, da confiança empresarial e dos consumidores.

No mapa global está claro um cenário de redução de crescimento nas maiores economias, maduras ou emergentes, em alguns casos com um quadro estrutural desanimador. Vide Inglaterra, Itália, França e algumas outras economias maduras.

Um excepcional momento para o Brasil apresentar-se renovado politicamente, estruturado e orientado para um projeto de longo prazo, especialmente pautado pela proposta liberal. A conjunção de fatores não poderia soar mais positiva.

Não podemos perder essa oportunidade que os astros geo-econômicos e políticos novamente nos oferecem.

As cartas estão na mesa e o jogo começa a ser jogado com a audiência mais comprometida do que nunca em acompanhar e cobrar quem foi eleito para cumprir o mandato.

Diferente do governo passado, o Congresso, o Senado e as Assembleias não têm o mandato para cuidar de pauta própria. A pauta foi eleita junto com os eleitos e será acompanhada e cobrada de forma jamais imaginada.

Será um grande erro subestimar a dimensão da transformação que estamos vivendo no Brasil.

 

Nota:

Com essas diferentes perspectivas participamos com uma delegação de mais de 230 dirigentes e executivos dos setores de varejo e consumo do Brasil da NRF- Show em Nova Iorque, no período de 12 a 16 de janeiro, pesquisando e avaliando os cenários e seus impactos em outros mercados.

No período de fevereiro a março vamos mostrar o que de mais importante pode ser apreendido num circuito de eventos em diversas capitais no Retail Trends – O melhor do pós NRF.

Esse trabalho será resultado da pesquisa em mais de 300 lojas e conceitos, das 38 horas de visitas e wrap ups do grupo que participou da Pré-NRF e de toda a atuação de nosso time no período da NRF, com cobertura de tudo que aconteceu de mais importante no evento, reunindo mais de 30 profissionais, diretamente de NY, envolvidos nesse processo.

Culminando com o RES nosso evento em NY, um dia depois do término da NRF e que contou com a presença do CEO Global da JBS, da Amazon, da Saint Gobain, da Ambev-Inbev, da Box 1824, de estudantes brasileiros de Harvard, do Consul Geral de Israel em Nova Iorque, da jornalista Sandra Coutinho, de Antonio Carlos Piponzi do lDV e Raia-Drogasil, de Flávio Rocha da Riachuelo e Luiza Helena, e do envolvimento pessoal e decisivo da audiência participando com perguntas e comentários em todo o debate.

Importante lembrar que no evento deste ano da NRF participaram 1700 brasileiros, a maior delegação internacional do evento, com um crescimento de 13% sobre o ano anterior.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Amazon está mais próxima de competir em igualdade com varejistas brasileiras

Próxima Postagem

Entregas de bicicleta da Netshoes crescem 400% em 2018

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Entregas de bicicleta da Netshoes crescem 400% em 2018

Entregas de bicicleta da Netshoes crescem 400% em 2018

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.