Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Shopping Centers: Um raio X do setor em 2015

Janice Mendes de Janice Mendes
4 de fevereiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

A ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), divulgou semana passada o balanço do setor dos shopping centers no Brasil em 2015. Para quem trabalha na área ou opera lojas em shopping, é uma boa oportunidade pra refletir sobre alguns números deste mercado.

Para começo de conversa, a quantidade de shoppings no final de 2015 chegou a 538. O que significa que foram abertos 18 no ano passado. Menos do que planejavam os empreendedores brasileiros, muitos dos quais postergaram lançamentos por conta da crise, mas ainda assim um expressivo número de novos empreendimentos. Além de postergar lançamentos, a crise também inibiu as expansões: apenas 16% dos nossos malls estão hoje ampliando suas áreas já existentes.

Embora a crise esteja desestimulando novos investimentos, o estudo da ABRASCE revela que ainda há espaço para mais shoppings no País. A média nacional é de 7,2 m² de abl – área bruta locável, para cada 100 habitantes, índice inferior à de muitos países da América Latina. No entanto, 7 unidades da federação estão acima dessa média, ou seja, possuem uma maior densidade de shoppings. São eles, pela ordem de maior densidade: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Amazonas, Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás.

A maioria desses 538 shoppings ainda fica na Região Sudeste – 54% para ser mais exato. Chama a atenção que a Região Sul voltou a ultrapassar o Nordeste em quantidade de centros comerciais. Há hoje 90 deles no Sul contra 80 no Nordeste.

Um dado interessante: a maior parcela dos shoppings brasileiros (43%) é de pequeno porte, ou seja, tem até 20 mil m de abl. Isso é resultado de uma importante mudança no perfil do mercado em função da interiorização. Hoje, 52% dos shoppings estão fora das capitais e 41% dos nossos empreendimentos estão localizados em cidades com até 500 mil habitantes. Isso permite concluir que para atender cidades menores desenvolvemos shoppings de menor porte.

No Brasil, a maior parte dos clientes de shoppings está na classe B: 41%. A classe A representa 21% e a C 37%. Juntas, as classes B e C somam 78% desse público. O perfil predominante BC também é consequência da interiorização e entrada dos shoppings em cidades menores.

Finalmente, as vendas em shopping centers no Brasil somaram 151 bilhões em 2015, um crescimento nominal de 6,5% sobre 2014. Foi um aumento inferior ao da inflação no período, porém bem superior à média do varejo brasileiro, que pela PMC do IBGE acumulava 3,6% até novembro do ano passado. Para 2016, a ABRASCE espera resultado de vendas semelhante ao do ano passado.

Resumindo, os shoppings foram afetados pela crise como todos os outros setores da economia. Mas mesmo assim, embora em ritmo menor, continuam aumentando sua participação no cenário do varejo nacional.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

O que temos de mais moderno na Logística? Vale aplicar na sua empresa?

Próxima Postagem

Corações e mentes = Engajamento

Janice Mendes

Janice Mendes

Janice Mendes é diretora-executiva da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Corações e mentes = Engajamento

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.