Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As datas de varejo não vendem mais como antes, já notou?

Redação de Redação
3 de dezembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

Desenhar um plano de ações de marketing para shopping centers em 2016 é tarefa para lá de complicada. Para começo de conversa, sabemos que o cenário econômico continuará bem turbulento, em especial no início do ano.


Leia também:

=>Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza para o NRF Big Show. O participante muito bem acompanhado

=>Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda


Ao mesmo tempo, o comportamento do consumidor está evoluindo de maneira tão rápida, que chega a afetar a própria dinâmica das datas de varejo. Não sei se você já se deu conta, mas o Dia das Mães já era. O Dia dos Pais a gente sabia há algum tempo que não tinha mais tanta importância, mas o Dia dos Namorados, esse sempre trouxe bons resultados para os shoppings. Hoje, porém, boa parte do investimento feito nessas datas é desperdiçado. Mesmo o Natal já não é mais o que foi antigamente, em função da corrosão provocada pelo Black Friday.

Muitas dessas datas comemorativas foram criadas décadas atrás por publicitários ou pela indústria para fomentar vendas. O Dia dos Namorados, por exemplo, que lá fora comemora-se em fevereiro, em homenagem a São Valentim, aqui, virou uma data promocional em junho por iniciativa do publicitário João Dória, em 1949. O Dia das Crianças ganhou um cunho mais comercial na década de 60 em função do esforço da fábrica de brinquedos Estrela. E o Dia dos Pais ganhou um impulso extra em 1953, por conta de uma ideia do publicitário Sylvio Bhering. A ideia era ajudar a indústria a vender mais e levar mais gente para as lojas.

Os shoppings, é claro, embarcaram nessa onda e ajudaram a promover as datas comemorativas, que sempre foram muito importantes para as suas vendas. Mais de 50 anos depois, no entanto, a fórmula parece desgastada. Análises que temos feito para diversos clientes mostram que, ao menos em shopping centers, a representatividade de cada um dos meses do ano, no que diz respeito às vendas, está cada vez mais parecida. Em outras palavras, a venda de maio ou de junho está cada vez mais próxima da venda dos outros meses.

Você deve estar se perguntando: como assim? E todos aqueles carros que sorteamos em mães? Como pode o mês de maio vender quase tanto quanto setembro, quando não fizemos praticamente nada? E o efeito da liquidação?

Esse fenômeno acontece porque o shopping não é mais apenas um centro de compras e por isso mesmo depende menos das datas comemorativas. Muitos empreendimentos estão cercados de prédios comerciais que abastecem de clientes suas lojas, restaurantes, lanchonetes, cinemas e área de serviços. Outros são hoje centros da vida comunitária do bairro. Em resumo, shopping center é apenas uma das quatro dimensões dos nossos centros atuais. A boa notícia é que isso significa que temos estímulos de visita o ano todo.

A má notícia é que as nossas estratégias de elevação da taxa de conversão já não funcionam mais como no passado e devem ser repensadas, assim como nosso calendário e investimentos em marketing. A verba investida hoje para tentar alavancar, sem sucesso, as datas comemorativas, poderia ser mais útil se aplicada a programas de capacitação de lojistas, em inteligência de mercado, no desenvolvimento de serviços para os clientes e por aí vai.

Mas isso implica em mudar significativamente as estratégias atuais e é aí que a porca torce o rabo. Como disse certa vez Keynes, ‘nossa dificuldade não reside em ter ideias novas e sim em fugir das ideias existentes’. Não é a mais pura verdade?

*Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br) é sócio-diretor da GS&BW.  Siga-o no Twitter: @luizmarinho

Postagem anterior

Ainda tem gente que não acredita

Próxima Postagem

Lucro: vamos ao que interessa?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Lucro: vamos ao que interessa?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.