Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

BBBB é fator cada vez mais decisivo no Congresso

Momentum nº 1.143

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de novembro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

O Congresso cresceu de importância em tempos de polarização política e ideológica. E está cada vez mais dominado por bancadas, em especial as reunidas na sigla BBBB, ou seja, Boi, Bala, Bíblia e agora também as Bets.

As estimativas indicam a decisiva atuação conjunta das três bancadas compostas por Boi, aglutinando o setor ruralista, Bíblia, integrando os evangélicos, e Bala, envolvendo toda a área de segurança. Somadas, elas teriam entre 45% e 70% dos integrantes do Congresso.

Mais recentemente, reconheceu-se a força da bancada do quarto B, as Bets, que teve papel decisivo na não aprovação das mudanças tributárias do IOF, quando o governo foi derrotado em sua proposta de aumento de taxação das apostas.

Tomando por base as 513 cadeiras da Câmara e as 81 do Senado na atual legislatura 2023-2027, estima-se que a Bancada Ruralista com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) possa ter 303 deputados, representando 59,1% da Câmara, e 50 senadores. Definitivamente representa o segmento com uma das mais relevantes atividades econômicas e atua em defesa do setor pelo qual o Brasil tem criado diferenciais estratégicos fundamentais.

A Bancada Evangélica com a Frente Parlamentar Evangélica (FPE) teria 219 deputados, representando 42,7% do tota,l e 26 senadores, 42,7% e com perspectiva de evolução. Já a Bancada da Bala com a Frente Parlamentar da Segurança Pública teria em torno de 240 deputados, que representaria 46,8% do total, e ainda 13 senadores atuando articulados.

Os fatos recentes ocorridos no Rio de Janeiro e mais a constatação do descalabro que envolve todo o tema de Segurança no Brasil envolvendo drogas, corrupção, crime organizado e sua infiltração na economia real colocarão necessária e especial ênfase em sua atuação.

Sobreposição e as Bets

É evidente que existe sobreposição e os percentuais não podem ser somados, porque muitos deputados e senadores fazem parte de mais de uma bancada.

Mas a representatividade individual é relevante e, quando as bancadas atuam unidas, têm capacidade de influenciar votações decisivas e podem atingir maioria qualificável em todas as votações mais importantes.

As bancadas dos B foram acrescidas pelo grupo representativo das Bets, que tem atuado para impedir aumentos de impostos para as operadoras de apostas, influenciar regulamentação favorável ao setor e evitar investigações parlamentares como uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito das Bets.

Ainda em expansão, estima-se que Bancada das Bets seja composta de 12 parlamentares, sendo 6 deputados federais e 6 senadores.

O crescente volume de apostas, seu poder de mobilização social, a massiva presença e envolvimento na e da mídia e mais com os recursos financeiros à disposição permitem antecipar que ela terá crescente representatividade e influência.

Por enquanto, essa bancada não pode ser vista com a mesma clareza ou com o peso quantitativo que as outras três grandes frentes parlamentares – ruralista, evangélica, segurança. Até porque, como tudo que envolve esse setor de atividade, faltam transparência e dados precisos, em especial quando se envolvem as operadoras informais. Estima-se que em torno de 30% a 40% dos jogos no mercado sejam por operadoras informais.

Os números envolvendo a evolução do valor das apostas, estimado em R$ 22 bilhões por mês, só entre as formais, e com baixa geração de emprego e renda, é fator importante influenciando o baixo desempenho dos setores de comércio e varejo em todo o País pelo volume de recursos que desvia do consumo para o jogo, travestido de entretenimento. E muito especialmente atingindo os segmentos de menor poder aquisitivo.

Mas falta a bancada do B do Balcão

Num cenário de crescente e decisivo protagonismo do Congresso e influenciado por essas bancadas, é fundamental que o setor empresarial de comércio e varejo possa se articular ainda mais para além das frentes parlamentares que já se envolvem e se fazer representar pela bancada do B de Balcão reunindo os segmentos que têm a maior participação de empregos formais do setor privado do País.

É se posicionar e influenciar ou se submeter e condescender.

Tão simples assim.

Notas:

1. Neste dia 30/10 realizamos um programa especial dedicado a avaliar as perspectivas da NRF Retail’s Big Show, que ocorre em Nova York no começo de janeiro e é o maior evento orientado para o varejo nos Estados Unidos. Se não pôde participar, ainda pode ter acesso ao que foi apresentado acessando as cobertura feita pela Mercado&Consumo.

2. Nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo, acontece o Retail Insights – Imersão OmniPdX IA, uma iniciativa estratégica e exclusiva da Gouvêa Academy, vertical educacional da Gouvêa, em parceria com o Estúdio Jacarandá e com apoio da Monreal Marketing. O programa reúne conteúdo local e global, com workshops, visitas técnicas e debates que promovem uma imersão sobre a evolução do design, arquitetura e operação de lojas potencializadas pela Inteligência Artificial. As vagas são limitadas. Uma oportunidade exclusiva para líderes do varejo vivenciarem tendências e práticas que estão redefinindo o futuro do setor. Interessados podem acessar este link para mais informações.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede e amplia oferta de serviços

Próxima Postagem

Natura estreia novo conceito de loja que une experiência sensorial e tecnologia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação

Natura estreia novo conceito de loja que une experiência sensorial e tecnologia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile