Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Consultores: o que nos faz diferentes?

Redação de Redação
3 de outubro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos

É impossível conhecer e saber de tudo. Na GS&Consult somos uma equipe multidisciplinar, e, mesmo assim, os clientes sempre saberão mais sobre seus negócios do que nós, embora tenhamos a estrutura lógica, recursos, foco e objetividade para muitas vezes fazer um trabalho melhor. Bons consultores precisam ser ágeis e atualizados, buscando novos temas, projetos, clientes e metodologias. Bons consultores precisam continuamente estudar e aprender rapidamente.

Sem dúvida, a vida de consultoria não é fácil, pois trabalhamos alternadamente em projetos curtos e longos, quase sempre diferentes. É necessário estar preparado, capacitado para ser sabatinado pelo cliente e testado de diferente maneiras sobre o negócio do cliente.

Existe alguns pré-requisitos básico para ser um bom consultor:

·Raciocínio lógico: saber fazer boas perguntas. Saber construir narrativa de negócios;

·Comunicação: ser bom ouvinte, articulado, apresentável e persuasivo;

·Ter alto nível de energia e motivação: especialmente nos momentos mais difíceis;

O lado bom de ser consultor

Nem todos os projetos são únicos e estratégicos, mas sempre existe algo para aprender. Um consultor que não está aprendendo é um consultor sem futuro.

Eu adoro livros técnicos. Para mim, às vezes, pode ser mais fácil aprender com eles, apesar da dificuldade de encontrar motivação dentro desses livros após uma longa jornada de trabalho. É no início de todo projeto que eu encontro tempo e dedicação para estudar qualquer tema relacionado ao projeto. Incrível como pequenas pesquisas e insights que você consegue gerar nesses momentos e estudos podem gerar profundos impactos e agradecimentos pela informação por parte do cliente.

É importante entender que, muitas vezes, é isso que o nosso cliente busca: uma pessoa que contribua com novidade, até porque os problemas e as dificuldades do projeto que você está, o cliente já conhece e está cansado de saber.

Se você quer ser um bom consultor ou profissional…

…É preciso ter total interesse pelo seu cliente/empresa e segmento, mesmo que temporariamente durante o projeto.

Por isso, listo abaixo algumas lições que aprendi com um colega consultor, que você poderá achar muito útil, não importando a sua profissão:

  • Pense profundamente sobre o projeto ou problema da sua empresa. Quais são as questões fundamentais?
  • Pesquise no GOOGLE primeiro para encontrar respostas. Não desperdice o tempo dos outros;
  • Seja engenhoso, procure estar atualizado sobre a sua área de trabalho;
  • Leia e atualize-se sobre a sua empresa e concorrentes, use FEED de notícias (RSS Feeds); Busque por fontes diferentes;
  • Ouça PODCASTS quando conseguir. É uma forma rápida e fácil de aprender (no trânsito ou no caminho do trabalho);
  • Nas apresentações, utilize dados para direcionar hipóteses e afirmações. Apresente os dados de forma objetiva. Buque relatórios diferentes, cruze com informações de mercado, em sites do governo (IPEA, IBGE), em sites de notícia (EXAME, VALOR).
  • Encontre projetos similares, apresentações e PDF. Eu sempre procuro novos conteúdos no slideshare e no scribd, dois sites com uma grande quantidade de material, interessantes e resumidos;
  • Pesquise em inglês. A grande parte dos materiais disponíveis estão em inglês. Faça pesquisas em inglês e você terá muito mais conteúdo para ler;
  • Escreva suas descobertas. Reclassifique e coloque dentro de “mapa mental”;
  • Leia, estude e aprenda. Não existe outro caminho para consultores.
Postagem anterior

Ikea compra startup e entra na economia colaborativa

Próxima Postagem

Para varejistas, Natal de 2017 será o melhor em 4 anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Varejo paulista deve contratar até 25 mil temporários para o fim do ano

Para varejistas, Natal de 2017 será o melhor em 4 anos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.