Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Bastidores da fusão que criou a terceira maior empresa em shoppings administrados do País

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
3 de julho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Bastidores da fusão que criou a terceira maior empresa em shoppings administrados do País

O mercado brasileiro de shopping centers foi sacudido por uma notícia bombástica no final da semana passada: Argo e Replan, duas respeitadas empresas especializadas na gestão de shoppings, anunciaram a fusão de suas operações.

Para quem não associa os nomes às pessoas, a Replan é a empresa que Leandro Lopes e Felipe Andrade, dois ex-executivos da Allos, fundaram poucos meses atrás, em sociedade com a SFA, da família Bretas.

Por trás da Argo está Hugo Matheson, experiente líder da indústria de shoppings, que trabalhou na Ecisa e fundou a EGEC, empresas que deram origem à brMalls.

A nova empresa, formalmente criada na terça-feira passada, 1º de julho, vai se chamar Argoplan. Argo e Replan deterão, cada uma, 50% das ações.

O novo player nasce com 30 shoppings sob sua administração, sendo 13 próprios: 7 do portfólio da Replan-SFA e 6 do portfólio da Argo. Os planos são de expansão, e a meta é encerrar o ano com 35 empreendimentos na carteira.

Leandro, Felipe, Hugo e Luana Bomfim, também sócia da Argo, vão liderar a nova companhia, que passa a ser a terceira do País em quantidade de shoppings administrados, atrás da Allos e da AD Shopping.

Fundada em 2008 por Hugo e seu sócio Antônio Arbex, a Argo cresceu rapidamente graças aos relacionamentos que seus executivos mantinham no mercado. No pós-pandemia, foi uma das empresas que mais se beneficiaram, ampliando o portfólio com diversos shoppings independentes, que perceberam que o mercado estava se tornando desfavorável para quem não fazia parte de uma rede.

Para continuar crescendo, uma alternativa para a Argo era a via da fusão ou aquisição. “Chegamos a ter contatos informais com outras empresas, que não avançaram. Quando soube que o Leandro Lopes e o Felipe Andrade estavam de saída da Allos, começamos uma conversa, que evoluiu de maneira leve e natural”, lembra Matheson.

O passo seguinte foi conhecer a família Bretas, sócia da Replan. Dali para fechar o negócio, foi um pulo. “Não queremos crescer a qualquer custo, mas sim ao lado de pessoas que compartilham o mesmo DNA que o nosso”, completa Matheson, ao comentar a boa impressão que teve ao conhecer pessoalmente os Bretas e seus valores.

Os benefícios da união são muitos. Felipe Andrade, que agora responde pela área comercial da Argoplan, destaca a importância de uma rede robusta para negociar com as principais redes varejistas. Mas também enxerga vantagens na relação com outros públicos: “Uma plataforma maior é mais atrativa para lojistas, anunciantes, se pensarmos em mídia, e investidores. Escala faz toda a diferença”.

Matheson percebe ainda ganhos no clima organizacional. Segundo ele, “uma empresa grande faz com que as pessoas se sintam mais motivadas”. Ele também destaca o aspecto da perenidade e do futuro da companhia ao incorporar “sangue novo”. Algumas pessoas ficam apreensivas com uma fusão como essa, admite, mas acredita que os funcionários deveriam se preocupar, na verdade, com empresas que não têm planos de crescer e acabam estagnadas.

A união de profissionais experientes e respeitados, como os sócios da Argoplan, aumenta a visibilidade da empresa e favorece o surgimento de novos negócios. Matheson e Andrade admitem que já há negociações em andamento.

Shoppings independentes estão no radar, já que são os que mais podem se beneficiar rapidamente das sinergias de uma rede ampla. Buscar ativos de fundos de investimento imobiliário também está no horizonte.

“Mas a gente não precisa crescer apenas por meio da gestão. Podemos ter participação em ativos e gerar novos negócios por meio da área de inovação”, avisa Matheson. Uma das estratégias para diversificar receitas com inovação, na visão da Argoplan, é por meio da captura e monetização de informações sobre os frequentadores dos shoppings da rede.

Como vivemos dizendo, a consolidação no mercado de shopping centers é inevitável, já que tamanho e alcance são — e continuarão sendo — fundamentais para atrair melhores lojistas, reduzir custos operacionais e otimizar investimentos em inovação e marketing.

Outros movimentos virão em paralelo: ativos menos relevantes continuarão a sair das carteiras dos grandes players, enquanto shopping centers independentes buscarão a gestão de redes capazes de oferecer melhores resultados.

Em resumo: a dança dos shoppings não vai parar. O baile está só começando.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Walmart, Google, Meta e produtores de bebidas se unem por consumo responsável do álcool

Próxima Postagem

Varejo e comércio brasileiros: 4 desafios e 4 oportunidades

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejo e comércio brasileiros: 4 desafios e 4 oportunidades

Varejo e comércio brasileiros: 4 desafios e 4 oportunidades

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.