Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quando o digital revoluciona a loja física

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de julho de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Businesswoman working with modern virtual technologies hands touching the screen.

Businesswoman working with modern virtual technologies hands touching the screen.

É uma jornada sem fim. Mas o ritmo é cada vez mais acelerado. Os consumidores estão mudando suas atitudes, hábitos e, principalmente, expectativas, à medida que ampliam suas experiências no ambiente do e-commerce.

Querem ser reconhecidos quando entram na loja, se acostumaram com ofertas personalizadas, precisam das referências de outros consumidores que já compraram os produtos e marcas e, além disso, se sentem a vontade com a ideia de que deve haver dinamismo na oferta dos produtos e serviços.

Só que as lojas físicas são sempre as mesmas, não importa o dia da semana do mês ou período do dia e, ainda, ignoram a individualidade de cada cliente, desprezando o benefício de tratar cada um como se fosse único.

O PDX, como temos caracterizado, é o ponto de relacionamento e experiência que vende, evolução do PDV, a loja tradicional do passado.

O PDX incorpora elementos que estão fazendo parte do repertório de demandas emergentes do omniconsumidor, aquele que é empoderado, disputado e, desafiadoramente, cada vez mais infiel, pela multiplicação de alternativas à sua disposição.

Estão emergindo plataformas-laboratório que oferecem combinações de diferentes canais, formatos e conceitos em busca da combinação ideal e possível das virtudes do e-commerce com a das tradicionais lojas físicas do passado, mas também combinadas com outros canais, como vendas diretas, catálogos, infomercial e vending machines.

Não tem como contestar. O omniconsumidor quer ter alternativas onde, quando e como precisar.

Na visão dessas plataformas-laboratório, a combinação de elementos envolvendo os seis pilares do conceito devem proporcionar a melhor experiência complementada pela conveniência, individualização e personalização, flexibilidade, dinamismo, atratividade e facilidades.

Tudo que seja possível para atrair e reter o omniconsumidor.

Os seis pilares da plataforma-laboratório

Os seis pilares que envolvem o conceito incluem a plataforma de tecnologia que viabiliza tudo isso; a sustentabilidade, que é parte integrante da demanda atual; o controle, que assegura mensuração de desempenho e resultados; o design, que integra tudo isso de forma harmoniosa e atraente; as pessoas, que estabelecem o relacionamento humano e diferenciador; e a ativação digital na loja, que integra os elementos mais diferenciados e importantes do e-commerce na realidade das lojas físicas.

Tudo em combinação única e dinâmica para cada realidade de categoria de produtos e mercado. Só na Tecnoera essa equação pode ser resolvida.

No PDX cada vez mais serviços e soluções são oferecidos e comercializados, além dos produtos, pois isso é parte integrante e fundamental de uma realidade de mercado que muda dramaticamente da compra de produtos no varejo tradicional para o Omnivarejo, onde o dispendio com serviços se torna cada vez mais relevante.

Quando olhamos a realidade presente nos mais diversos mercados mundiais essa transformação é clara.

O desafio se explica, pois, com intervalo de poucos dias, a Amazon adquiriu a diferenciada rede de alimentos Whole Foods e, em seguida, com apenas dias de diferença, lançou seu novo serviço focado no mercado de vestuário, onde clientes recebem produtos, experimentam e ficam com os que os agradam, devolvendo os demais.

A dinâmica e as alternativas para envolver e tentar agradar – e reter –, o omniconsumidor são exponenciadas pela combinacão de elementos disponíveis na Tecnoera. É só uma questão de atitude e pró-atividade para combinar, testar e implantar. O que não pode é esperar.

 

selo latam mc PNo Latam Retail Show, evento que acontece de 29 a 31 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, especial atenção será dedicada aos temas que envolvem a reconfiguração do ponto do venda no novo ciclo pela integração digital, transformando no PDX – o ponto de experiência e relacionamento que vende.

Postagem anterior

Magazine Luiza acelerou em 4 vezes o atendimento nas lojas com recursos digitais

Próxima Postagem

Liquidação do Lápis Vermelho, da Multiplan, completa 35 anos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Liquidação do Lápis Vermelho, da Multiplan, completa 35 anos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile