Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gente é a diferenciação definitiva

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Não é e não será a tecnologia e o digital que vão se tornar os elementos críticos nesse universo crescentemente mais incerto, volátil, ambíguo e complexo. Gente é cada vez mais, e definitivamente, o elemento fundamental de transformação positiva da realidade.

O universo de elementos voláteis, complexos, incertos e ambíguos, que gerou o acrônimo VUCA, proposto por Warren Bennis e Burt Nanus no final dos anos 80, é o fator presente em todo o processo de mudança acelerada, transformação disruptiva, se preferirem, que marca a realidade atual e futura.

Inspirando-se com as transformações propostas pelos Ecossistemas de Negócios da China, como Tencent, Fossun, Huawey, JD, Didi ou Alibaba, dentre muitos outros, podemos ficar com a equivocada percepção de que a tecnologia e a presença digital dominante em todas as suas atividades são os fatores que transformaram essas organizações, e a própria China, na visão mais próxima e acurada do futuro próximo.

Um engano.

Cometem um grande erro aqueles que analisam todo esse processo e imaginam que tudo possa estar relacionado à transformação tecnológica e digital no mundo atual, ignorando o quanto o fator humano é verdadeiramente o elemento propulsor de tudo.

E é até simples de comprovar, tomando por base a própria China.

Foi um movimento ambicioso, visionário e detalhadamente planejado que focou investimentos na educação da população que proporcionou a transformação daquele mercado na maior economia do mundo no critério PPP – Paridade de Poder de Compra, ou segunda maior, com data marcada para se transformar na primeira, sob qualquer outro critério.

A revisão de todo o sistema educacional gerando gente preparada para construir o futuro foi, verdadeiramente, o elemento propulsor das mudanças que ocorreram nos últimos 30 anos, não só na China, mas também na Coreia do Sul e alguns outros mercados, e que permitiram um salto quântico em seu desenvolvimento recente.

Se isso é verdade para países, é ainda mais relevante para as organizações em busca de respostas para o processo de mudança e transformação que vivemos e viveremos no futuro.

Atrair e reter gente cada vez melhor, desenvolver a evolução consistente de todos dentro das organizações, compartilhar informação e conhecimento específico nas áreas de atividades de cada negócio, mas também, e importante, de forma mais abrangente, gerando profissionais e cidadãos cada vez melhor preparados para se anteciparem ao futuro, parece ser a chave mestra no processo transformacional.

Tão simples enunciar, tão complexo realizar. Mas tão fácil comprovar.

As organizações globais e nacionais que mais se diferenciam na gestão estratégica de pessoas são aquelas que se reinventam a cada momento e constroem o futuro, muito mais do que se adaptam a ele.

E só líderes visionários no campo político, social ou empresarial se dão conta que o investimento em pessoas é aquele que tem maior certeza de retorno no curto, médio e, principalmente, longo prazo.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

My Mall investe R$ 11 milhões em empreendimento na Pampulha

Próxima Postagem

Marabraz aposta em tecnologia para impulsionar seu e-commerce

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Marabraz aposta em tecnologia para impulsionar seu e-commerce

Marabraz aposta em tecnologia para impulsionar seu e-commerce

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.