Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Todos em busca de uma Amazon Go para chamar de sua

Caio Camargo de Caio Camargo
3 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Nos últimos dias, tem causado enorme curiosidade e boas reverberações no mercado, a inauguração da primeira loja 100% autônoma em São Paulo, operada pela capixaba Zaitt. E, embora seja a primeira da cidade, essa já é a segunda unidade da marca. A primeira, ainda em funcionamento, foi aberta em um já distante dezembro de 2017.

[the_ad id="138406"]

A vinda para São Paulo, potencializada pela parceria conquistada junto ao Carrefour, criou mais do que uma loja conceitual, um novo patamar para as redes que antes pensavam no formato apenas como utopia, através dos modelos que começam a pipocar no exterior, boa parte dele inspirados no modelo criado pela Amazon e sua Amazon Go, sem a necessidade de filas ou caixas, batizando a experiência como “Just Walk Out”, onde basta apenas entrar na loja pegar o que quiser e sair.

Quem esteve acompanhando conosco a última NRF em Nova York, pôde verificar que a automatização ou automação dos processos vem com força total neste ano, e que havia, somente na Expo pelo menos cinco ou seis empresas com propostas robustas para a automatização completa da experiência de compra, além das dezenas de empresas que ofereciam de forma parcial, alguma otimização do processo de compra, seja pelo reconhecimento facial, pagamentos via aplicações móveis, entre outros que acabam compondo esse tipo de solução. Havia inclusive, uma loja completa montada e em demonstração, batizada de Nanostore, com esse conceito.

E se nos EUA a Amazon Go está revolucionando o mercado, a China também conta com suas BingoBox, com uma previsão de até cinco mil lojas nos próximos anos.

Mas nem somente de caixas fechadas ou pequenos espaços são feitas as lojas automatizadas. Um bom exemplo disso foi a nova loja da Nike vista durante a última NRF, a Nike House of Innovation, onde embora ainda tenha funcionários, permite uma compra 100% via app, onde algumas categorias de produtos, como as roupas por exemplo, podem fazer parte de uma experiência de compra sem qualquer comunicação com equipes de vendas ou atendimento, dispensando até mesmo o serviço de checkout. Além disso, pequenos móveis espalhados pelos corredores servem para pegar sacolas de compras e dispensar cabides. Simples assim.

E se EUA e China já parecem estar alguns passos à frente na criação de lojas autônomas, muito mais em uma fase de rollout e multiplicação dos formatos, por aqui ainda estamos na fase de implantação dos conceitos, das quebras de paradigmas, ou ainda, na fase de apostas.

Na fase que estamos, o varejo ainda se vê apostando alto em busca de liderar cada vez mais a inovação e a transformação de seus modelos de negócios. E uma das maiores barreiras a serem quebradas está nas questões de lucratividade e modelos de negócio que se mostrem interessantes ao longo do tempo.

O custo de novas tecnologias, considerando tanto os custos de implantação, quanto os custos operacionais ainda hoje são os grandes inimigos de muitas iniciativas de mercado.

E nem sempre a consolidação ou até mesmo o rollout de um novo formato consegue quebrar essa barreira no momento inicial. Será exatamente a capacidade de se adaptar ou de serem criados modelos que se mostrem mais simples ou lucrativos que vão dar a escala que o mercado busca e precisa.

Nessa batalha, quem irá ganhar será o consumidor, com modelos cada vez mais convenientes e rápidos de atendimento.

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Rappi e Carrefour firmam parceria para venda e entrega de produtos

Próxima Postagem

SuperShopping Osasco traz nova livraria para a cidade

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
SuperShopping Osasco traz nova livraria para a cidade

SuperShopping Osasco traz nova livraria para a cidade

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.