Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da NPU para o próximo estágio evolutivo das inteligências artificiais

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
2 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando pensamos em como as inteligências artificiais estão ficando cada vez mais acessíveis e parte do nosso dia a dia, contribuindo para a vida particular e profissional de todos nós, cada vez mais, se torna inevitável pensarmos em como serão os próximos estágios evolutivos da tecnologia e como o mercado acompanhará esses fatores futuros. Conhecida como Neural Engine pela Apple, em seu recente anúncio do chip A11 Bionic, e como Tensor Processing Unit (TPU) pela Google, muitas discussões vêm sendo fomentadas sobre o que é Unidade de Processamento Neural, também conhecida como Neural Processing Unit (NPU), e sua importância para a evolução da IA.

Projetadas para executar operações matemáticas complexas e essenciais para o machine learning e redes neurais, as NPUs possuem núcleos (cores) de processamento capazes de realizar cálculos em paralelo às várias operações simultâneas, otimizando o treinamento e aprendizado de máquina.

Com uma breve explicação técnica, dentro de um sistema-em-um-chip (SoC), a NPU tem funções dedicadas à inteligência artificial, possibilitando melhoria no desempenho da CPU para operações e processamento gráfico para a GPU.

Essa capacidade operacional tecnológica vem sendo foco de investimentos por desempenhar um papel crucial na aceleração do desempenho dos modelos de IA e por conseguir processar grandes volumes de dados de maneira mais eficiente, se comparada aos processadores convencionais atuais.

Com foco em otimizar as principais tarefas no aprendizado de máquina, como classificação de imagem, detecção de objetos, processamento de linguagem natural e reconhecimento de fala, as Unidades de Processamento Neural estão cada vez mais presentes em dispositivos móveis por oferecerem alto desempenho com baixo consumo de energia.

Dessa maneira, vem sendo cada vez mais fácil acelerar o desempenho de Redes Neurais Recorrentes (RNNs) e das Redes Neurais Convolucionais (CNNs), reduzindo a dependência de recursos remotos e melhorando a vida útil da bateria.

Outra grande importância para a evolução das inteligências artificiais é a execução de tarefas localmente, com as NPUs auxiliando na privacidade e segurança dos dados, fazendo com que informações sensíveis não sejam enviadas para servidores remotos, diminuindo o risco de vazamentos de dados e melhorando a proteção para os usuários.

Essa capacidade de otimização também está ligada diretamente à interferência em sistemas com inferência de resultados a partir de dados de entrada, muito utilizada por aplicações com IA para automação, assistentes virtuais e análises, permitindo que as previsões e as tomadas de decisões sejam realizadas em tempo real.

Com todas essas inovações tecnológicas cada vez mais próximas dos usuários e consumidores, a maturidade digital das empresas exigirá maior acompanhamento e desenvolvimento. Esta, responsável pela competência de sua organização e profissionais na adoção, implementação e uso efetivo de tecnologias digitais, faz com que a NPU e demais aceleradores de hardware, projetados para aumentar a eficiência das cargas de trabalho de aprendizado de máquina e inteligência artificial, se tornem cada vez mais presentes em nossos sistemas, estruturas e aparelhos.

O maior desafio em como trabalharmos nosso diferencial competitivo tecnológico está em lidar com a transformação digital trazida, não somente pelo crescente interesse e investimento em inteligência artificial, mas em como podemos adotar esse tipo de arquitetura mais especializada e a maneira como vamos trabalhar para executar mais tarefas, instruções e dados em menos tempo e consumindo menos energia.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Tendências do varejo: o que a China tem para nos ensinar

Próxima Postagem

Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.