Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Nem sempre um sonho: os desafios das mulheres empreendedoras

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
2 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Nem sempre um sonho: os desafios da mulheres empreendedoras

Recentemente me deparei com um número divulgado pelo Sebrae em 2023, que aponta que 68% das mulheres afirmam que a maternidade influencia fortemente a decisão de empreender. Outro dado, de 2022, mostra que mais de 10 milhões de mulheres lideram seus próprios negócios. Isso me fez refletir sobre os principais desafios desta jornada e como podemos unir experiências e boas práticas para superá-los.

Entre os desafios vivenciados por elas nesse contexto, estão as duplas, triplas ou até mais jornadas com as quais têm que lidar diariamente, que podem incluir o trabalho, a casa, os cuidados com os filhos e as outras pessoas que fazem parte do núcleo familiar. São tantos compromissos que exigem a atenção e os cuidados de uma mulher, que a sobrecarga mental se torna uma realidade difícil de se lidar no dia a dia. Mas que por muitas das vezes é uma questão de sobrevivência aprender a enfrentar.

O empreendedorismo feminino é o caminho encontrado por muitas mulheres para ganhar um dinheiro extra. Não necessariamente é algo nascido a partir de um sonho, mas pode vir a se transformar em um apesar dos desafios. Muitas vezes o empreendedorismo no geral é a única alternativa e diversas mulheres tocam seu próprio negócio em paralelo a um emprego fixo, justamente para que no final do mês a renda possa ser maior.

Outra questão enfrentada pelas mulheres no âmbito do empreendedorismo é que começar sozinha é mais caro, literal ou metaforicamente falando, e consome diversos fatores, incluindo tempo e dinheiro. O fardo fica menos pesado para empreender com o apoio coletivo, uma vez que no empreendedorismo, erra-se para acertar.

Empreender: sinônimo de liberdade

O ato de empreender pode ir ao encontro com a liberdade, tanto para prosperar na vida como pessoa, quanto para se desenvolver na carreira e dar melhores condições para si e para os familiares. Empreender para uma mulher também pode significar a tão sonhada independência financeira, por isso, além de aprender a liderar um negócio, é preciso saber fazer a própria gestão financeira e administrar o próprio dinheiro e o do negócio.

Para que a mulher comece a empreender, nem sempre há tempo para pensar muito. É preciso agir. Tem quem recomende se capacitar antes, ou mesmo fazer um plano de negócios para rodar uma ideia, mas a realidade de muitas mulheres não considera esse tipo de conhecimento. O cenário de urgência para levar dinheiro para casa fala mais alto em muitos contextos.

A síndrome de impostora, característica de quem tem tendência à autossabotagem, é muito falada, mas há uma outra situação que as mulheres precisam enfrentar que é a síndrome da escassez. Esta, normalmente, está associada ao receio de fracassar e voltar ao seu ponto de partida. Porém isso não pode ser um impeditivo, uma vez que para empreender é preciso coragem para liderar, gerenciar e tomar decisões.

É fundamental entender que você é protagonista da própria trajetória, fazendo acontecer o famoso “ser CEO da própria vida”. Um bom passo para alcançar esse patamar é desenvolver o autoconhecimento, não duvidar de si e, ao errar, refletir e aprender com o erro para não o repetir ao invés de desistir ou se desmotivar, entendendo que todos temos direito de nos equivocar. No mundo das startups e do empreendedorismo se diz “erre rápido”, pois muitos não podem se dar ao luxo de errar diversas vezes e tentar por muito tempo ou o dinheiro acaba. O importante é ter em mente que o ritmo e a constância aperfeiçoam o aprendizado.

Por fim, uma boa dica para iniciar o próprio negócio é começar pequeno e testar, independentemente da necessidade. Além disso, reunir-se com quem faz algo semelhante para trocar experiências. A trajetória empreendedora feminina começa com um pequeno sinal, seja pela necessidade ou pelo sonho, mas depois, o crescimento virá e junto dele a satisfação de ser CEO do próprio negócio e da própria vida.

Claudia Paula e Silva é superintendente Comercial da Getnet Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Em parceria com gigantes do setor, Heineken facilita acesso à energia renovável para residências, bares e restaurantes

Próxima Postagem

Hiperdesintermediação: da produção ao consumidor, tudo está mudando

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Hiperdesintermediação: da produção ao consumidor, tudo está mudando

Hiperdesintermediação: da produção ao consumidor, tudo está mudando

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.