Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos Mercado&Food

Entendendo os perfis de consumidores saudáveis

Rodrigo Marsilli de Rodrigo Marsilli
2 de abril de 2024
no Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
saudável

É comum ouvirmos, ao falar sobre o mercado saudável, definições como produtos naturais, veganos, orgânicos, sem glúten, sem lactose, entre outras simplificações.

Esse mercado vem se desenvolvendo desde o final dos anos 90, com a inauguração da primeira era da saudabilidade, a Era da Estética. O segundo período de desenvolvimento ocorreu entre 2010 e 2020, conhecido como Era Free From, marcado pela ênfase em produtos sem glúten, sem lactose, entre outros. Desde 2020, estamos na era do Bem-Estar, tendência que já era discutida antes da pandemia, mas que ganhou força com a necessidade de adaptação a uma nova realidade, buscando mais equilíbrio.

Para quem atua neste mercado, seja no varejo ou na indústria, o grande desafio é entender a coexistência dessas três eras. Embora o zeitgeist seja o Bem-Estar, a estética e a saúde continuam sendo preocupações, agora inseridas no novo tripé da saudabilidade: cuidados com o corpo, mente e alma.

Nesse novo contexto mercadológico, não é mais correto definir o consumidor apenas como “saudável”, “vegano” ou “natureba”. As marcas que pensam que a divisão é por características de produto estão fadadas a ter um posicionamento superficial e pouco aderente ao mercado.

Perfil do consumidor

A SaudaBe realizou um estudo de comportamento dos consumidores desse mercado e identificou seis vetores predominantes, ou seja, seis clusters de consumidores saudáveis:

Consumidor Performance: Para este perfil, a vida é regrada, e a nutrição é o alicerce de sua rotina. A estética é importante, pois é necessário demonstrar no corpo sua alta performance.

Consumidor Beginner: São os aspirantes, inconstantes, que testam muitos produtos e acreditam em dietas e produtos milagrosos. A indulgência é chave para conquistar esse público.

Consumidor Balance: Gosta de ser saudável com equilíbrio, tendo rituais para tudo, e a nutrição faz parte desses momentos de autocuidado. É quem mais influencia o mercado em direção ao bem-estar holístico.

Healthy Family: Buscam uma vida mais saudável para a família, trocando produtos ultraprocessados por minimamente processados, e têm atenção especial para a alimentação dos filhos.

Consumidor Green Power: Preocupados com a sustentabilidade, têm alto conhecimento sobre a composição dos produtos e são críticos em relação às marcas.

Consumidor Longevidade: Focados na prevenção, são adeptos de tratamentos longos com alimentos especiais, suplementação ou vitaminas, acreditando em recursos naturais como solução.

A partir dessa nova definição de comportamento é importante, além do posicionamento, entender se o portfólio de produtos está aderente as dores atuais dos consumidores, é necessário avaliar se a comunicação da marca está vertical em algum desses perfis ou é a famosa “democrática” que não se comunica com ninguém.

Qual desses perfis está mais aderente ao posicionamento da sua marca?

Rodrigo Marsilli é co-fundador da SaudaBe Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shein estreia na plataforma do shopping Nubank com 3% de cashback em todas as categorias

Próxima Postagem

Juros do cartão de crédito caem em fevereiro, aponta Banco Central

Rodrigo Marsilli

Rodrigo Marsilli

Rodrigo Marsilli é COO da SaudaBe. Tem passagens por companhias como Colgate e Kimberly, além de experiência em consultorias de negócios para grandes empresas de bens de consumo. É especialista em estruturação de negócios.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Inadimplência em cartões cai no 1º semestre para 7,7%, aponta Abecs

Juros do cartão de crédito caem em fevereiro, aponta Banco Central

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.