Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A indústria e uma solução completa para o consumidor

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
2 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Num contexto de mercado extremamente desafiador e transformador, indústrias se reinventam constantemente para sobreviverem e se manterem competitivas.

Uma das premissas para operar nesse cenário é colocar o consumidor no centro do seu plano estratégico e a partir daí buscar o entendimento do comportamento e da jornada de compras dos seus clientes.

Com a omnicanalidade e o mundo digital amadurecendo em alta velocidade, percebemos que pesquisas, estudos e análises de mercado precisam priorizar a geração de insights de consumo que realmente viabilizem ações relevantes e de impacto aos seus clientes.

Já é sabido que todos buscam a melhor qualidade com o melhor preço, o famoso custo X benefício. Além disso, conveniência, praticidade, agilidade, serviços e uma compra sem fricção são valores que cada vez se tornam obrigatórios.

Mas o que é preciso para engajar e superar as expectativas desse novo omniconsumidor?

Para estimular reflexões, vamos considerar como exemplo o setor de materiais de construção por sua complexidade no que se refere ao domínio da jornada de compra desse segmento. Mapear, acompanhar, nutrir e impactar clientes que estão construindo ou reformando suas casas é uma tarefa extremamente difícil. Além dos aspectos técnicos, é um ciclo de compras com muitas etapas onde muitos influenciadores participam do processo.

Esses desafios “lá da ponta” tem forçado a indústria a o varejo a se movimentarem em busca de diferenciação e por uma proposta de valor mais completa para o mercado.

Quem visitou a Exporevestir, uma importante feira desse setor que aconteceu recentemente, presenciou os principais players do mercado se posicionando com ofertas cada vez mais integradas. Em outras palavras, mais do que produtos, as empresas levam ambientes que entregam uma solução completa que melhora percepção de valor dos influenciadores (arquitetos, decoradores e designers) aos próprios consumidores finais.

Obviamente que apesar da complexidade desse setor, a lógica de se levar solução, com linhas de produtos sinérgicas, mais integrados e prestação de serviços é um movimento que tem aderência e acontece em inúmeros setores. Tudo para conquistar o cliente e torna-lo mais fiel.

Porém para levar solução completa para seus clientes, a indústria  deve passar por processo de revisão estratégica que significa muito mais do que ampliação de oferta ou portfolio. Dependendo dos objetivos, é preciso repensar modelo de negócios, distribuição, abordagem de vendas (com muita curadoria e conteúdo) e quem sabe até seguir movimento estratégico de se lançar ao varejo através de canais diretos com o consumidor. (falei sobre isso em outro artigo).

A provocação da mensagem é que independente da área de atuação, onde escalas e etapas de jornada de compra são completamente diferentes, é imprescindível um bom entendimento de quem é seu consumidor, o que ele procura em diferentes momentos de sua jornada de compra e principalmente o que é relevante para garantir sua satisfação.

O pano de fundo do jogo continua o mesmo: Competição cada vez mais acirrada e consumidor cada vez mais empoderado. Não perca o tempo do seu negócio e vivencie essa jornada o quanto antes.

NOTA: Considere apoio especializado para que sua iniciativa de diversificação e desenvolvimento de novos canais seja consistente. Nossos especialistas contribuem na definição da estratégia, no acesso aos cases nacionais/internacionais  e principalmente no modelo do negócio mais apropriado para o momento e desafios da sua empresa.

Saiba mais sobre nossa atuação e cases de sucesso em www.gseconsult.com.br.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas no varejo dos EUA têm queda em fevereiro

Próxima Postagem

Pão de Açúcar testa pre-scanning em loja no Jardim Paulista

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pão de Açúcar testa pre-scanning em loja no Jardim Paulista

Pão de Açúcar testa pre-scanning em loja no Jardim Paulista

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.