Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A política está em todo lugar

Redação de Redação
1 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Giuliana Grinover*

– Estamos numa etapa em nosso País onde o assunto é política, seja para debater os erros do presente ou para discutir os desafios do futuro. Nas empresas que trabalhamos, esbarramos com política o tempo todo. E muitas vezes, a tal “política” faz com que muitos processos travem, desperdiçando tempo e energia, bastante importantes nos dias atuais.

Quem nunca se pegou pensando: “para o que mesmo fui convocado para essa reunião?”, ou ainda, “qual foi o resultado que alcançamos nessa reunião, nessa discussão?”. As reuniões são extensas, cansativas, muitas vezes sem um alinhamento anterior e aí vem a tal política: interesses diversos, negociações, intenções e agendas paralelas e outros pontos importantes não são colocados em pauta. Resultados: deixamos de tomar decisões importantes, ações não são planejadas e executadas, e nossa produtividade cai.

Muitas vezes, em projetos em grandes empresas, para que algo seja modificado ou reconstruído, passamos por uma série de discussões, que a princípio parecem desnecessárias. Mas são sim, e muito, necessárias e obrigatórias para transformar e chegar num ponto comum e melhor.

Em uma reportagem da Exame, encontrei o seguinte texto:
A empresa não deveria ser um ambiente em que reina a objetividade? Em que os profissionais são avaliados apenas pelo cumprimento de metas? Em que as promoções são definidas com base no mérito e as pessoas são reconhecidas só pela competência? A resposta – goste-se ou não – é bastante simples: não. “Toda aglomeração humana se constrói em cima de laços sociais, que não são apenas racionais”, afirma Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP). “É aí que entra em ação a política.” A politicagem é apenas um lado da política, o mais visível e detestável. Mas há também o lado nobre: a capacidade de se relacionar, de negociar, de se expressar bem em situações diversas, de articular grupos em torno de idéias, de persuadir, de intermediar conflitos e de liderar equipes.

Em paralelo, e saindo um pouco do mundo empresarial, como é a gestão de uma cidade? Em entrevista a CBN, a Viviane Mosé descreve a iniciativa da gestão participativa, que juntou diversos interesses e setores diferentes com os mesmos princípios. Certo, o segredo então é encontrar um objetivo comum e juntar pessoas e setores que possuem princípios semelhantes? Tarefa nada fácil, mas não impossível.

E nas nossas famílias, quer mais política? Tratar aquela tia ou tio distante, que você tem que convidar para a festa de seu filhinho, mas que na verdade, nunca nem perguntou se vocês estavam bem? Quem não tem alguém assim na sua família?

Temos que conviver com a política dentro das empresas. Fato.
Temos que encontrar as lideranças e mapear as pessoas de poder. Muitas vezes, o poder pode evitar conflitos.
Temos que desenvolver a nossa capacidade de relacionar-se, mesmo que com nossos opositores.
Traçar pontos de convergência.
Tomar a frente e expor sua opinião é necessário, mas faça-o de forma pensada e estudada.
Política é uma habilidade a ser desenvolvida. E fundamental, para ascensão e crescimento profissional.
E então, se está na moda hoje, faça a sua política agora! Mas lembre-se que sua competência técnica deve ser sólida e vir junto à política.

*Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da Consultoria GS&AGR

Postagem anterior

Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail's Big Show 2016

Próxima Postagem

Shoppings crescem em 2015, mas diferenças de desempenho aparecem mais fortes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Foodservice

Conheça os bastidores da produção do Frango Assado na Cozinha Central da IMC

31 de outubro de 2025
Artigos

Por que o valor da confiança será o grande diferencial para as marcas em 2026?

31 de outubro de 2025
Foodservice

Fogo de Chão aposta em estrutura premium para confraternizações de fim de ano

31 de outubro de 2025
Muito além do chocolate: tudo sobre a jornada da Cacau Show em licenciamento, entretenimento e hotelaria
Varejo

Com 100 mil revendedores ativos, Cacau Show acelera expansão do modelo porta a porta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Shoppings crescem em 2015, mas diferenças de desempenho aparecem mais fortes

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile