Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Supermercados: o veículo de mídia da vez

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
1 de setembro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Já foi o tempo em que os supermercados se limitavam à função de abastecer as casas das famílias brasileiras. Além de os estabelecimentos estarem cada vez mais investindo em ambientes de convívio e lazer, promovendo áreas gourmet, por exemplo, eles estão se tornando um grande canal de mídia out-of-home (OOH).

O nome que se dá a esse movimento publicitário é retail media. Segundo dados do Cenp‑Meios, em 2024, a mídia OOH representou 11,8% dos investimentos publicitários, ficando atrás apenas da TV aberta e da internet, um indicativo claro da relevância desse canal tradicional. No entanto, surpreendentemente, menos de 1% do faturamento da mídia OOH no País provém do segmento supermercadista, segundo o Ibope Monitor. Esses dados destacam o enorme potencial que os supermercados têm para ampliar sua presença e se consolidar dentro do universo do retail media.

É por isso que afirmo: “o retail media é o negócio dentro do negócio. Apesar da alta circulação de público, com consumidores de todas as classes, reunidos no mesmo ambiente, fazendo em média três visitas mensais, sem falar nas idas para compras de reposição, quando determinados produtos acabam e precisam ser repostos, os espaços em supermercados ainda são pouco explorados e possuem um potencial de mídia gigantesco.” Essa frequência constitui uma audiência cativa, engajada e em um momento altamente propício para impactar decisões de compra.

E o retail media, especialmente em ambientes físicos, vem justamente para preencher essa lacuna. Os números nacionais reforçam a ascensão exponencial dessa modalidade. Em 2024, o investimento em retail media no Brasil chegou a R$ 3,8 bilhões, um salto de 42,3% em relação a 2023. Além disso, 64% das grandes marcas já operam com essa estratégia, segundo a pesquisa Retail Media Insights, de 2024. O mesmo estudo apontou que 67% dos anunciantes aumentaram ou dobraram os aportes nos últimos 12 meses, e 81% pretendiam fazer o mesmo nos próximos 12 meses.

Para supermercados, isso representa uma oportunidade estratégica de gerar receita extra, muitas vezes recorrente, e diversificar suas fontes de lucro em um ambiente de margens apertadas. Além disso, o retail media permite uma segmentação sofisticada, com base em dados primários (first‑party data), histórico de compras, frequência de visitas, preferências, viabilizando campanhas altamente personalizadas e relevantes.

A precisão dessa segmentação também viabiliza a mensuração em tempo real, permitindo ajustes contínuos para maximizar resultados. Em plataformas digitais de retail media, varejistas já observam retornos robustos e um aumento de até 15% na satisfação do cliente.

Esses elementos – montante de investimento em expansão, audiência engajada, monetização recorrente e capacidade analítica — fazem do retail media um modelo eficiente e lucrativo para supermercados. Ao se tornarem veículos de mídia ativos, eles transformam seus PDVs em canais de comunicação relevantes, rentáveis e de altíssima performance. E, melhor ainda: com um leque gigantesco para uma publicidade que pode ir da estreia de um filme ao lançamento de um carro.

O segredo está na oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o público para personalizar a experiência, fazer a publicidade correta e impulsionar resultados – oferecendo o produto certo para o cliente certo.

O retail media em supermercados é hoje uma evolução estratégica da mídia OOH, com imenso espaço para expansão, tanto para anunciantes quanto para supermercadistas, que se posicionam à frente ao perceber essa nova fronteira de rentabilidade e relevância.

Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) 
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: 

 

Postagem anterior

Ministério da Agricultura apreende no 2,4 toneladas de café impróprio para consumo no RJ

Próxima Postagem

Inovação no varejo: inscrições para o Retail Tech Awards são prorrogadas até 10 de setembro

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Logística

Nestlé investe em CD no Nordeste e reduz prazo de entrega em até 4 dias

30 de setembro de 2025
Artigos

A cultura digital do foodservice: redes sociais, novas gerações e o futuro do branding

30 de setembro de 2025
Latam Retail Show

Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

30 de setembro de 2025
Varejo

Natura lança programa para transformar consultoras em criadoras de conteúdo

30 de setembro de 2025
Varejo

Deloitte pede falência da Valdac e encerra ciclo das marcas Siberian e Crawford

29 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Inovação no varejo: inscrições para o Retail Tech Awards são prorrogadas até 10 de setembro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile