Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como repensar a liderança sob o impacto da aceleração do digital e da Inteligência Artificial

Momentum 1.134

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
1 de setembro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Lideranças nos tempos atuais precisam combinar competências de estrategista, tecnólogo, inovador e humanista ao mesmo tempo, na dose e na medida certas a cada momento.

Muito simples de enunciar, mas complexo para equacionar.

Em especial, quando envolve os setores de varejo, consumo e serviços, por sua proximidade e conexão com o empoderado mutante e mutável omniconsumidor-cidadão.

Esse também é exatamente o perfil de seus funcionários e colaboradores de forma abrangente: seus clientes internos.

E a complexidade se amplia, pois o ambiente de negócios é apenas um dos espaços onde líderes trafegam. Eles ainda convivem no ambiente familiar, nas esferas sociais e, cada vez mais – e necessariamente – nas áreas que envolvem sustentabilidade.

Lideranças atuam em um ecossistema ampliado e intrincado, em constante e exponenciada mutação, onde tecnologia e humanidade deveriam caminhar juntas.

O que envolve liderar nos tempos atuais?

1.⁠ ⁠Equilibrar visão estratégica e execução tecnológica

Com tantas inovações surgindo a cada momento, líderes precisam distinguir o que é passageiro do que realmente agrega valor no curto, médio e longo prazos, equilibrando foco no desempenho e resultado no presente com o semear e plantar de médio e longo prazos.

E, para que assim seja, é preciso humildade intelectual para perceber que a complexidade, velocidade e intensidade das mudanças nos transformam todos em passageiros desse processo, para perceber, testar e, se errar, que seja rápido no ajuste e aprender no processo.

2.⁠ ⁠Promover transformação cultural alinhada com os vetores relevantes da mudança tecnológica

A crescente dominância da tecnologia, do digital e a adoção de IA e automação impactam papéis, processos, rotinas e competências.

É responsabilidade das lideranças conduzir a transição minimizando resistências ou insegurança e desenvolvendo pessoas para atuar com os novos recursos e instrumentos disponíveis.

E, para isso, é preciso conduzir a transformação cultural e o aprendizado como elementos contínuos e permanentes e integrados com os novos recursos, de forma ágil, colaborativas e potencializando o que os dados oferecem.

3.⁠ Posicionar ⁠no cento de tudo consumidores e colaboradores num ambiente megafragmentado

Os omniconsumidores-cidadãos que também são funcionários, parceiros e colaboradores, têm expectativas personalizadas, instantâneas e em constante, profunda e ampla transformação. E parte do desafio é usar a tecnologia para entender profundamente comportamentos, desejos e expectativas, sem esquecer o fator humano nas relações que gerem confiança e motivação para o seu próprio desenvolvimento pessoal, profissional e empreendedor.

4.⁠ Administrar o convívio da velocidade, intensidade e pragmatismo

A profusão de dados, canais, plataformas e interações cresce exponencialmente, e cabe às lideranças desenvolver alternativas para decisões rápidas, com base em dados e elementos confiáveis, evitando dispersão por excesso de informação.

5.⁠ Administrar ambientes em contínua, ampla e intensa ⁠inovação

A intensidade dos ciclos de inovação se ampliou com novos modelos de negócio e alternativas surgindo e desaparecendo rapidamente e é papel da liderança desenvolver uma mentalidade de permanente e constante experimentação, sem perder o foco nos resultados, mas sempre testando, ajustando e escalando iniciativas.

6.⁠ Conviver com a exponenciada ⁠e multidirecional competição

No ambiente aberto e multifuncional atual, a competição é mulidirecional, transcendendo às empresas que atuam no mesmo setor ou mercado, mas competindo com ecossistemas e plataformas globais ou locais que integram competências diversas e parte do desafio é encontrar espaços e oportunidades nesse cenário ampliado.

Caminho alternativo e complementar é a abertura para a metafusão, quando dois ou mais negócios se compõem de forma mais rápida e objetiva para desenvolverem atividades em conjunto, sem os encargos temporais, culturais e financeiros de uma fusão tradicional.

7.⁠ ⁠Gerar novos modelos de valor

Os elementos gerados pela tecnologia e a Inteligência Artificial permitem desenvolver uma profusão de modelos de negócios e oportunidades pela combinação de diferentes instrumentos e ferramentas, e cabe à liderança estimular a identificação de novas alternativas de monetização de ativos tangíveis e intangíveis, além de pesquisar, desenvolver, testar e implantar novas equações de valor para clientes atuais e potenciais futuros.

8.⁠ ⁠Não transigir com ética, transparência e confiança

Os estímulos gerados pelo uso da tecnologia e da Inteligência Artificial despertam oportunidades de uso de dados e informações passíveis de monetização em negócios, mas é preciso ter consciência, considerando seu papel fundamental como responsável pela imagem das instituições em que atua, envolvendo ética, valores e compromissos com o longo prazo. Em especial, tudo que envolve o inadiável compromisso com a sustentabilidade em suas diversas vertentes.

Notas:

  1. Na série Papo de Líderes da Mercado&Consumo temos conversado semanalmente com um líder que inspira líderes. Nos acompanhe no nosso canal no YouTube.
  2. Na 5ª feira desta semana (04/09), às 18h, participaremos da Masterclass gratuita promovida por Mercado&Consumo repensando RH no Varejo, Consumo e Serviços no atual e futuro cenário de negócios. Para participar, clique aqui e inscreva-se.
  3. Na 10ª edição do Latam Retail Show, de 16 a 18 de setembro, em São Paulo, especial ênfase em tudo que envolve a gestão de pessoas no cenário atual impactado pelo digital, a tecnologia e a Inteligência Artificial.

[the_ad id=”205900″]

 

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Nova pop-up da Motorola com a Swarovski no JK Iguatemi conecta tecnologia e lifestyle

Próxima Postagem

Consumidor se prepara para a Black Friday e marcas precisam acompanhar o movimento

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Logística

Nestlé investe em CD no Nordeste e reduz prazo de entrega em até 4 dias

30 de setembro de 2025
Artigos

A cultura digital do foodservice: redes sociais, novas gerações e o futuro do branding

30 de setembro de 2025
Latam Retail Show

Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

30 de setembro de 2025
Varejo

Natura lança programa para transformar consultoras em criadoras de conteúdo

30 de setembro de 2025
Varejo

Deloitte pede falência da Valdac e encerra ciclo das marcas Siberian e Crawford

29 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Consumidor se prepara para a Black Friday e marcas precisam acompanhar o movimento

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile