Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Entidades do setor divulgam Carta Final no 3º Latam Retail Show

Redação de Redação
1 de setembro de 2017
no Destaque do dia, Latam Retail Show
Tempo de leitura: 4 minutos

No encerramento do 3o Latam Retail Show, realizado no Expo Center Norte em São Paulo no período  de 29 a 31 de Agosto, foi divulgada uma Carta que resume um diagnóstico do quadro atual no setor de varejo e consumo e o compromisso de atuação orquestrada das principais entidades nacionais desses setores.

O evento deste ano reuniu pouco mais de 13.000 visitantes em suas atividades que incluíram o Plenário, que teve a presença de mais de 1.500 congressistas, a Exposição em 12.000 m² de área com foco em Tecnologia, Instalações, Equipamentos e Serviços para os setores de Varejo, Franchising, Food Service, Shopping Centers e E-commerce.

Outros eventos paralelos apresentaram discussões, debates e exposição nas áreas de Expansão de Shoppings Centers e Centros Comerciais, Marcas Próprias, Tecnologia RFID e mais Design de Varejo, complementado por um setor totalmente dedicado à startups com projetos e propostas nessas áreas.

Outro ponto de convergência foi a Arena PagSeguro Mercado & Consumo, com palestras gratuitas para todos os visitantes da Exposição.

Em situação inédita, as mais importantes entidades nacionais que atuam nos setores de comércio, varejo e consumo, assinaram em conjunto a Carta do 3o Latam Retail Show onde se comprometem a atuarem em conjunto em temas relevantes para esse setores.

Carta do 3º Latam Retail Show

O Brasil vive o início de um novo Ciclo Econômico, Político e Social, egresso da maior crise econômica e moral da História recente do país, que criou uma população de 14 milhões de desempregados formais, encerrou negócios, empresas e fechou mais de 200 mil lojas.

As perdas envolveram também a autoestima e a confiança no futuro, que sempre foram fatores relevantes em nossa formação cultural.

Para o Novo Ciclo que se inicia, é consenso entre os líderes representativos do varejo e do comércio, que o foco deste Brasil Novo deva estar na busca irreversível de maior competitividade no cenário global e, no âmbito local, um maior equilíbrio social. Uma busca incessante de caminhos para simplificar o empreender e melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

A busca desses objetivos deverá acontecer num ambiente redesenhado em sua estrutura pela relevância de temas como a economia digital, o papel crítico do crédito no cenário do consumo, a maior concentração de negócios, o aumento da competitividade em todos os setores, o dos omniconsumidores-cidadãos e a premente necessidade de criação de ecossistemas competitivos envolvendo as cadeias de valor de produtos e serviços.

Um Brasil Novo deverá surgir do redesenho do papel e das atribuições do Estado que deve concentrar sua atuação nas áreas críticas da Saúde, Educação e Segurança, reconhecidamente carentes.

É preciso entender os enormes desafios a serem enfrentados nos próximos anos sem nos confortarmos com os sinais iniciais de recuperação econômica.

É crítico que as inevitáveis e inadiáveis reformas previdenciária, política e tributária, possam evoluir com a seriedade, ambição e celeridade que o momento requer. E isso é um dos temas que nos une neste momento.

A combinação da transitoriedade institucional do atual governo, com a dramática crise recente que gerou desemprego e disseminou insatisfação de toda a sociedade, complementados com a real percepção dos descaminhos no trato da coisa pública, devem precipitar o mais abrangente e ousado programa de reformas já vivido pelo Brasil.

E o possível não é o necessário. Preocupa muito a opção primária pelo caminho fácil do aumento de impostos como elemento de compensação.

Em verdade, o Estado atual não cabe na nossa realidade. Precisa ser repensado e redimensionado.

Não devemos contemporizar com a ideia de que o ótimo é inimigo do bom, pois essa condescendência, em particular do setor empresarial, foi desastrosa para o País no passado recente. E não mais pode se repetir.

E isso é um chamamento a outro posicionamento do setor empresarial.

Em particular dos setores que diariamente ouvem a manifestação e o pulsar dos empoderados omniconsumidores-cidadãos que deveria precipitar uma outra atitude, transformando o empresário do passado, apenas focado na sua realidade, no empresário-cidadão, mais comprometido com o país, a sociedade e o futuro.

A sociedade moderna, competitiva e irreversivelmente mais global, pressupõe setores e líderes empresariais com a visão ampliada e dedicados a atuar para além das fronteiras de seus setores econômicos de atividade, ocupando espaços cada vez mais relevantes na discussão e na ação para a transformação que o país precisa viver.

Essa é a consciência coletiva e a reflexão que nascem do 3o Latam Retail Show, subscritas pelas entidades e os líderes empresariais dos setores de Varejo e Consumo e com o compromisso de se posicionarem e, principalmente, agirem de forma integrada, coesa e ambiciosa pela inadiável transformação econômica, social, política e, principalmente, ética, que o Brasil precisa.

 

São Paulo, 31 de Agosto de 2017

 

ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas-Distribuidores – Presidente Emerson Destro

ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço – Presidente Ricardo Roldão

ABF – Associação Brasileira de Franchising – Presidente Altino Cristofoletti

ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Presidente Akira Nagata

ABRAFARMA – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – Presidente Sérgio Mena Barreto

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados – Presidente João Sanzovo Neto

ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers – Presidente Glauco Humai

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Presidente Paulo Solmucci

ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Textil – Presidente Edmundo Lima representado por Paulo Pompilio

ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Presidente Claudio Conz

CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – Presidente Francisco Honório Pinheiro Alves

IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo – Presidente Antônio Carlos Pipponzi representado por Sergio Zimmermann

IFB – Instituto Food Service Brasil – Presidente Alexandre Guerra

Postagem anterior

3ª edição do Latam Retail Show reúne nata do varejo brasileiro no Expo Center Norte

Próxima Postagem

Expo Retail Real Estate chega à 4a. edição

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Expo Retail Real Estate chega à 4a. edição

Expo Retail Real Estate chega à 4a. edição

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.