Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

E agora, Brasil?

Redação de Redação
1 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Marcos Gouvêa de Souza*

[the_ad id="138406"]

Na semana que começa no dia 22 de agosto, se não houver novas mudanças, estará sendo julgado o impeachment. Será um momento decisivo na história do País.

Desde quando se decidiu pelo afastamento provisório, inegavelmente o Brasil começou a viver um outro cenário marcado por alguma recuperação do nível de confiança empresarial e, em especial, do próprio consumidor. Mas também com uma clara distensão do ambiente econômico e político, interno e externo, que tem se refletido num crescimento do interesse por projetos futuros.

[the_ad id="99067"]

Na fase anterior era clara uma visão coletiva que tínhamos adiado nosso futuro.

No momento em que se desenha e se conjectura sobre essa nova realidade, a pergunta que está no ar é: “E agora Brasil?”.

O que emerge como resultado desse processo de “endurance” a que foi submetido o País, com dez anos de crescimento anabolizado do consumo seguido da dieta forçada da crise?

Como reagem e reagirão os diferentes segmentos e sub-segmentos do empoderado consumidor-cidadão? Como ficam os que imaginaram ter chegado ao paraíso do consumo e tiveram que voltar para o purgatório? Como ficam os que não tinham chegado, mas imaginaram que estava iminente a chegada e agora vêem o sonho se afastar?

Como ficam aqueles que foram menos afetados diretamente por questões de emprego e renda, mas sofreram todo o impacto da turbulência social, política e econômica?

O que se incorporará como novos hábitos de consumo, em termos de produtos, marcas, lojas e canais desse processo de rápidas mudanças?

Que transformações estruturais permanecerão e que mudanças pontuais ainda ocorrerão no cenário político, social, econômico e de negócios?

Qual o novo ponto de equilíbrio de poderes que emerge do processo que vivenciamos com o resgate do protagonismo e crença no judiciário?

Como fica a imagem, estrutura, poder e governança dos grupos empresariais, alguns deles ícones e sonho de consumo como emprego no passado e agora lutando para resgatar credibilidade e até mesmo sobreviver?

E a imagem, respeitabilidade, comando e capacidade de articulação do Poder Executivo Federal no inevitável e difícil cenário econômico, tendo que administrar escassez de recursos, cortes e contingenciamento, porém, ao mesmo tempo, precisando articular um projeto que inspire credibilidade no médio e longo prazo?

Quais os reflexos do profundo desgaste vivido pelo Congresso em todo esse processo recente, com alguns dos seus membros sendo chamados a responder por atos criminosos e tendo que articular a recomposição de sua respeitabilidade perante a Nação?

Como os empresários dos diversos setores devem rever as perspectivas dos mercados interno e externo e re-ordenarem  seus planos de curto, médio e longo prazo?

O que vai emergir como novos elementos culturais, atitudinais e comportamentais para a população como um todo, e nos seus diversos segmentos, que deva ser considerado no relacionamento das marcas e das empresas com o mercado e a sociedade?

De onde virá um projeto integrado de futuro para o País que possa organizar e alinhar expectativas que estiveram ao sabor da euforia e depressão recentes vividas por todos?

Não há como negar.

São muitas questões sobre as quais refletir e muitas mais para buscarmos referências, informações e inspiração para reposicionarmos absolutamente tudo.

O país que renasce precisa ser outro. Radicalmente diferente do que foi nos anos recentes na maioria dos aspectos, especialmente nos campos ético e moral, mas com o discernimento para perceber que, mesmo no pior cenário, alguns aspectos foram positivos e devem ser preservados.

Como conciliar tudo isso, reinventar-se sobre os pilares que estão ainda firmes e construir um futuro que inspire a todos é a pergunta que todo brasileiro de bom senso deveria se fazer. E agora, Brasil?

Nota. No LATAM Retail Show 2016, de 23 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, será debatido com líderes sociais, executivos, jornalistas, juristas e pesquisadores como o Brasil deve repensar seu presente e futuro para a construção de um país moderno e competitivo.

Será um debate aberto, de acesso gratuito, mediante cadastramento, ao final dos dias 23 e 24 de agosto, às 19h, no Grande Plenário do Salão de Convenções. No dia 23 com o debate “E agora, Brasil?” e no dia 24 com o debate “O Brasil que queremos”. Veja a programação completa do evento e participe: www.latamretailshow.com.br

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Head do Facebook no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Presidente de maior drogaria fala do momento do varejo latino no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Presidente de maior drogaria fala do momento do varejo latino no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.