Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E agora, Brasil?

Redação de Redação
1 de agosto de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Na semana que começa no dia 22 de agosto, se não houver novas mudanças, estará sendo julgado o impeachment. Será um momento decisivo na história do País.

Desde quando se decidiu pelo afastamento provisório, inegavelmente o Brasil começou a viver um outro cenário marcado por alguma recuperação do nível de confiança empresarial e, em especial, do próprio consumidor. Mas também com uma clara distensão do ambiente econômico e político, interno e externo, que tem se refletido num crescimento do interesse por projetos futuros.

Na fase anterior era clara uma visão coletiva que tínhamos adiado nosso futuro.

No momento em que se desenha e se conjectura sobre essa nova realidade, a pergunta que está no ar é: “E agora Brasil?”.

O que emerge como resultado desse processo de “endurance” a que foi submetido o País, com dez anos de crescimento anabolizado do consumo seguido da dieta forçada da crise?

Como reagem e reagirão os diferentes segmentos e sub-segmentos do empoderado consumidor-cidadão? Como ficam os que imaginaram ter chegado ao paraíso do consumo e tiveram que voltar para o purgatório? Como ficam os que não tinham chegado, mas imaginaram que estava iminente a chegada e agora vêem o sonho se afastar?

Como ficam aqueles que foram menos afetados diretamente por questões de emprego e renda, mas sofreram todo o impacto da turbulência social, política e econômica?

O que se incorporará como novos hábitos de consumo, em termos de produtos, marcas, lojas e canais desse processo de rápidas mudanças?

Que transformações estruturais permanecerão e que mudanças pontuais ainda ocorrerão no cenário político, social, econômico e de negócios?

Qual o novo ponto de equilíbrio de poderes que emerge do processo que vivenciamos com o resgate do protagonismo e crença no judiciário?

Como fica a imagem, estrutura, poder e governança dos grupos empresariais, alguns deles ícones e sonho de consumo como emprego no passado e agora lutando para resgatar credibilidade e até mesmo sobreviver?

E a imagem, respeitabilidade, comando e capacidade de articulação do Poder Executivo Federal no inevitável e difícil cenário econômico, tendo que administrar escassez de recursos, cortes e contingenciamento, porém, ao mesmo tempo, precisando articular um projeto que inspire credibilidade no médio e longo prazo?

Quais os reflexos do profundo desgaste vivido pelo Congresso em todo esse processo recente, com alguns dos seus membros sendo chamados a responder por atos criminosos e tendo que articular a recomposição de sua respeitabilidade perante a Nação?

Como os empresários dos diversos setores devem rever as perspectivas dos mercados interno e externo e re-ordenarem  seus planos de curto, médio e longo prazo?

O que vai emergir como novos elementos culturais, atitudinais e comportamentais para a população como um todo, e nos seus diversos segmentos, que deva ser considerado no relacionamento das marcas e das empresas com o mercado e a sociedade?

De onde virá um projeto integrado de futuro para o País que possa organizar e alinhar expectativas que estiveram ao sabor da euforia e depressão recentes vividas por todos?

Não há como negar.

São muitas questões sobre as quais refletir e muitas mais para buscarmos referências, informações e inspiração para reposicionarmos absolutamente tudo.

O país que renasce precisa ser outro. Radicalmente diferente do que foi nos anos recentes na maioria dos aspectos, especialmente nos campos ético e moral, mas com o discernimento para perceber que, mesmo no pior cenário, alguns aspectos foram positivos e devem ser preservados.

Como conciliar tudo isso, reinventar-se sobre os pilares que estão ainda firmes e construir um futuro que inspire a todos é a pergunta que todo brasileiro de bom senso deveria se fazer. E agora, Brasil?

Nota. No LATAM Retail Show 2016, de 23 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, será debatido com líderes sociais, executivos, jornalistas, juristas e pesquisadores como o Brasil deve repensar seu presente e futuro para a construção de um país moderno e competitivo.

Será um debate aberto, de acesso gratuito, mediante cadastramento, ao final dos dias 23 e 24 de agosto, às 19h, no Grande Plenário do Salão de Convenções. No dia 23 com o debate “E agora, Brasil?” e no dia 24 com o debate “O Brasil que queremos”. Veja a programação completa do evento e participe: www.latamretailshow.com.br

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Head do Facebook no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Presidente de maior drogaria fala do momento do varejo latino no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Presidente de maior drogaria fala do momento do varejo latino no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.