Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sonho grande e global

Redação de Redação
1 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Em seis das oito posições globais da Nestlé na Suíça, estão seis brasileiros. Fábio Coelho, em abril, foi nomeado VP Global da Google. Enderson Guimarães, desde final de 2014, é VP da Pepsico Global. Carlos Ghosn, outro brasileiro, nascido em Porto Velho, é presidente e diretor Executivo da Renault e da aliança Renault–Nissan. Abilio Diniz é acionista global do Carrefour, por enquanto segunda maior rede global de supermercados, além do Carrefour Brasil.

Jorge Paulo Lehman, Marcel Telles e Beto Sicupira têm assombrado o mundo empresarial por seu apetite em desenvolver negócios e sua competência incorporando novas e icônicas marcas globais ao seu conglomerado financeiro. E mais poderá vir proximamente. Eles colocaram o ovo de pé na gestão eficiente e focada em resultados de negócios globais e sua vocação para expansão é a marca registrada do grupo.

Isso para citar apenas alguns nomes brasileiros que atingiram notoriedade e reconhecimento como executivos, empresários e dirigentes de empresas que são referências por sua expressão, dimensão e atuação no cenário global. Muitos outros nomes poderiam ser citados e fazem ou farão parte dessa lista.

Em comum, eles têm o fato de serem brasileiros e terem, em parte, evoluído sua competência de gestão de negócios em um ambiente altamente competitivo, de constantes e bruscas alterações de mercado, normas e regulamentação, como é característico no País, e terem desenvolvido estratégias, conceitos, práticas e modelos de atuação que são, ao mesmo tempo flexíveis, ágeis, ambiciosos, pragmáticos e comprometidos com resultados. Só assim conseguiram sobreviver e crescer em cenários de permanente mudança.

Esse cenário tem sido o elemento dominante em tudo que tem acontecido no mundo, sub produto da velocidade de incorporação da tecnologia em tudo que acontece e nos rodeia, especialmente no ambiente de negócios, e absolutamente nada pode indicar uma alteração dessa que parece ser a perspectiva permanente à frente.

De fato, o mundo parece girar cada vez mais rápido e a proposta da música “Pare o mundo que eu quero descer”, parece fazer cada vez menos sentido.

Não deixa de ser interessante no contexto deste artigo lembrar a expressão. A única constante é a mudança do filósofo Heráclito de Efeso, considerado o pai da dialética, exatamente por ter sido ele reconhecido por seu desprendimento em relação ao poder e pelo desprezo que dedicava aos bens materiais, elementos que definitivamente não fazem parte do perfil desses empreendedores.

Essa habilidade de desenvolver negócios e alcançar resultados em ambientes em constante e permanente mutação parece ser a razão principal do crescente sucesso de executivos e dirigentes brasileiros do setor privado no cenário mundial.

O ambiente brasileiro de negócios é caracterizado por regulamentações restritivas de atuação, hiperburocratizado, insano tributariamente, com complexidade estrutural desafiadora, e sujeito cada vez mais à metacompetição, aquela que é global e transversal. Isso obriga os empresários e executivos atuando no país a competir com evidente desproporcionalidade de recursos e problemas.

Esse cenário adverso é medido por alguns índices globais de competitividade. Como o World Competitiveness Yearbook, catalogado pelo IMD – Institute for Management Development onde o Brasil ocupa as últimas posições na lista de 60 países. Ou no The Global Competitiveness Report do World Economic Forum onde somos 57º numa lista de 163 países.

Apesar desse quadro, porém, quando os executivos e dirigentes brasileiros são expostos a cenários mais estáveis, previsíveis, também competitivos, porém menos burocráticos e desorganizados, sua competência cresce e aparece e se tornam reconhecidos e valorizados.

Evidentemente essas constatações apenas se aplicam ao plano privado, onde a competição é aberta e ampla, diferente do setor público onde impera o protecionismo, os recursos endereçados, a generalizada ineficiência, o descontrole, a falta de planejamento e a visão imediatista e, usualmente, personalista, com raras e honrosas exceções. Ou alguém conhece administradores públicos brasileiros que se tornaram destaque no cenário global?

Enquanto persistir o cenário atual estaremos crescentemente exportando talentos, negócios, empregos e empresas brasileiras que irão procurar em outras regiões do mundo oportunidades de realizar o que aqui é sempre muito mais difícil e improvável. Quando não impossível.

Para criar e desenvolver sonho grande e global parece ser importante manter fortes conexões com o mercado brasileiro mas atuar, cada vez mais, a partir de exterior. Tem mais chance de dar certo mais rápido.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Crise ou oportunidade?

Próxima Postagem

LATAM Retail Show tem comunicação mais direta com público

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show tem comunicação mais direta com público

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.