Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Em tempos de EVP – Employee Value Proposition (proposta de valor ao colaborador)

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
1 de março de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Em tempos de Novo Varejo, transformação digital, novas gerações, novas exigências e novos modelos de trabalho, todo mundo está falando no EVP – Employee Value Proposition ou simplesmente Proposta de Valor ao Colaborador.

Na verdade o conceito não é tão novo, mas temos ouvido cada vez mais ser mencionado. E a razão é relativamente simples: atrair e reter os melhores talentos significa ter competitividade, ser mais inovador, mais ágil e estar na frente. Decididamente.

Totalmente alinhado com nosso People Centricity (e quem não conhece vale a pena resgatar nos dois artigos anteriores), o EVP é uma resposta ao olhar mais refinado e exigente da atual força colaboradora. Mais que isso, é a forma de garantir, estruturalmente que os valores pregados ao colaboradores sejam entregues e ainda que sirva de mecanismo de atração e retenção de talentos.

O EVP é o balanço das recompensas e benefícios recebidos pelos colaboradores como retorno pela sua performance e resultados na organização. Trata-se de um pacote de ofertas providenciados pela organização como retorno pelas habilidades, capacidades e experiências que os empregados trazem para a organização.

O conceito de EVP é um conceito centrado no colaborador. Ele precisa ser único e relevante se quer agir como uma chave para atração, retenção e engajamento de colaboradores. Toda empresa possui uma proposta de identidade ligada à sua missão e valores. O EVP é a proposta de valor da oferta de trabalho de uma organização.

As organizações geralmente desenvolvem o EVP para prover uma plataforma consistente para o conceito de marca empregadora e gerencialmente da experiência do colaborador, ele ajuda a tornar uma companhia atraente aos olhos dos colaboradores e atrativa para futuros profissionais, fundamentada em seus atributos e percepção dos valores corporativos. EVP é uma forma muito eficiente de atrair talentos e candidatos para as vagas oferecidas pelas empresas.

Mais importante que ter uma proposta de EVP estruturada, cada um de seus pilares precisa ser genuíno, pensado e desenhado para todos aqueles que estão dentro ou desejam entrar na organização.

Os elementos que compõem o EVP passam por questões de ordem prática, financeira, de ambiente, de desenvolvimento, tais como sistemas de recompensa, possibilidade de crescimento, sistemas de avaliação.

Estas são as mínimas de praxe, mas novos itens estão cada vez mais compondo esta lista: estilo de liderança, práticas de inclusão social, promoção da experiência ao colaborador, cultura de aprendizagem, flexibilidade de horário e estímulo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional são algumas destas “novas abordagens” de diferenciação da proposta de valor ao colaborador.

Reconhecida a sua relevância, por onde começar a trabalhar a sua EVP?

  • Identifique e monte a melhor equipe para trabalhar na sua EVP com você, contemplando profissionais de diversas áreas e funções;
  • Liste as perguntas críticas para o seu negócio e principalmente para o desenvolvimento da EVP;
  • Com base em sua missão e seus valores, defina claramente o que está disposto a dar, o que quer receber;
  • Invista tempo em saber o que é valor para seus colaboradores. Compreenda a fundo as preferências e perfil desta força de gente!
  • Traga os projetos de gestão de pessoas, talentos e recompensas para mesa;
  • Faça o piloto, meça, teste, ajuste, pergunte, observe e monitore o progresso;
  • Esteja atento à resposta e à demanda do mercado. Ajuste todas as vezes que a velocidade do mercado e das pessoas sinalizar que é hora de revisitar.

Os benefícios são claramente percebidos. Alguns rapidamente, como disposição, engajamento e felicidade no ambiente de trabalho. Os resultados aparecem também, como produto principalmente destes três importantes pontos definidos acima. Vamos testar?

* Imagem reprodução

 

Postagem anterior

Empresas lançam smartwatches com carteira digital

Próxima Postagem

Empresas utilizam QR Codes para agilizar pagamentos

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Empresas utilizam QR Codes para agilizar pagamentos

Empresas utilizam QR Codes para agilizar pagamentos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.