Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising: a grande plataforma de crescimento das indústrias

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
1 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Como a indústria está se beneficiando e se reinventando com a utilização do franchising, um modelo de expansão que tem provado ser adaptável e inovador na forma da indústria atender o usuário de seus produtos.

Que o mundo vive verdadeiras transformações no campo da tecnologia, repercutindo em toda a cadeia dos negócios não se discute mais. As mudanças estão aí visíveis e atingindo todos sem distinção, do pequeno negócio aos grandes players do mercado. Por outro lado, a profunda transformação que os ambientes digitais promovem tem gerado várias oportunidades e também estão aí acessíveis para quem delas quiser tirar proveito.

No âmbito dos negócios, muito do que funcionava antes não funciona mais. A desconstrução dos padrões, dos conceitos e das regras tradicionais em todas as esferas do atendimento ao consumidor é profunda e veloz, já não se fala mais com esse indivíduo como se falava antes. Não o conhecemos mais, ele é um ser volúvel, dinâmico e dizem as más línguas que ele é infiel.

O que não está claro ainda é a percepção para muitos empresários do quanto essa transformação pode ser devastadora em seus negócios e em que velocidade serão atingidos, se por um furação de escala 5, ou 3, ou 1. Porém uma certeza existe: serão atingidos.

A indústria de bens de consumo, em especial, não ficou fora desse furacão. Muitas dessas indústrias são pesadas e lentas, com estruturas rígidas, burocráticas, tradicionais e demoraram ou ainda estão demorando para se movimentar rumo a modernização,  outras se desfizeram do peso da estrutura e dos modelos tradicionais de gestão e de distribuição e estão se reinventando, dando realmente uma guinada de 360°.

O franchising surge como uma forma inovadora, dinâmica e líquida de distribuição de produtos, com uma particularidade muito importante e vencedora:  a indústria  tem a condição de atender diretamente o consumidor de seus produtos, por diversos formatos de negócios, desde um carrinho conduzido por um micro empreendedor até uma grande rede conduzida por um multi franqueado ou um máster franqueado.

O franchising vem permitindo à indústria criar redes de negócios a partir de um produto, aquele consagrado e de aceitação comprovada pelo público. Vejam o exemplo da Procter & Gamble, com a rede de franquias gerada a partir do produto Tide e a rede de barbearia a partir de seu produto Gillete.

Novos formatos estão sendo desenvolvidos pelas indústrias, permitindo que saiam do mundo onde o foco sempre foi o de desenvolver e fabricar os melhores produtos para o mundo encantador do varejo,  tendo agora a experiência de ver de perto como seu produto está sendo trabalhado na ponta, que experiência gera para os consumidores e como interage com eles. A indústria nesse modelo dita as regras para esse varejo, os padrões a ser seguidos são definidos pela própria indústria e não pelos gestores dos canais intermediários.

O franchising está se tornando uma grande plataforma para o desenvolvimento das indústrias, permitindo que a marca penetre em vários mercados, atendendo os diversos perfis de mercado e de cliente.

Temos exemplos de sucesso no Brasil, de empresas que se reinventaram e ganharam market share e condições para sustentar o negócio, além de aumentar o valor da marca. Alguns exemplos são: Bauducco, Hering, Arezzo, Heliar, Brastemp, Adcos, Tip Top e muitas outras, dos mais diversos segmentos.

As redes de negócios vêm ocupando mercado e permitindo às empresas estar próximas de seu público, além de manter o foco no desenvolvimento do negócio, terceirizando a operação para franqueados ou outro operador, porém dentro de um modelo formatado, com regras claras e modelo de gestão eficaz.

Algumas marcas citadas aqui foram assessoradas pelo Grupo Bittencourt, que, ao longo dos seus 32 anos de mercado, desenvolveu diversos projetos com esse propósito, se tornando uma empresa especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de negócios, auxiliando na revitalização dos canais de vendas e análise estratégica de outros canais que a empresa pode utilizar para ampliar a distribuição de seus produtos.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Entrevista com Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro

Próxima Postagem

Taco Bell lança edição limitada com foco no público jovem

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Taco Bell lança edição limitada com foco no público jovem

Taco Bell lança edição limitada com foco no público jovem

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.