Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Enxuto

Jean Rebetez de Jean Rebetez
10 de fevereiro de 2017
no Artigos, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Há muito que acredito que para o varejo ser sustentável ele precisa ser enxuto. O Varejo não consegue carregar despesas em demasia, taxa de ocupação elevada em elação a receita, mão de obra cara e pouco eficiente, estoque carregado, luz, comunicação,  manutenção….. Tudo isso impacta no resultado da operação irreversivelmente.

As margens tendem a ser mais apertadas pela concorrência, fora tudo isso, ainda existe a concorrência On-line muitas vezes da mesma empresa e também do resto do mundo!

Ficou complicado “varejar” atualmente, esqueça a retração do mercado, não é só isso que impõe aos varejistas desafios monstruosos de superação.

Não estou apenas falando dos períodos onde a captação de receita através da venda anda cada vez mais difícil, estou falando do negócio em si, como os americanos  dizem ,  a  “indústria” do varejo está comendo um dobrado ultimamente.

Quando as coisas apertam o lojista não tem por onde escapar, as despesas são fixas praticamente, e no final de tudo o encerramento da operação vira um caminho sem volta….

Como sobreviver nesse novo cenário tão hostil?

Citarei algumas possibilidades que individualmente ou em conjunto podem viabilizar o negócio e até mesmo torna-lo saudável, são elas não necessariamente nessa ordem;

  • Traga os fornecedores para próximo do seu negócio, eles podem e devem investir em capacitação, premiação, merchandise e mídia. Um trabalho planejado e em conjunto, com metas, plano de investimento e possibilidades de exposição da marca para o público são muito bem-vinda pelo fornecedor, saber valorar estes espaços pode trazer uma receita extra muito relevante
  • Repense todas as despesas não estratégicas da sua empresa, com metodologia e no detalhe, para isso existem caminhos com a inteligência orçamentaria que avaliará cada linha de despesa no detalhe
  • Renegocie todos os contratos vigentes, mesmo aqueles que esteja mais confortável
  • O sortimento merece atenção especial, uma gestão cuidadosa das rupturas, margens, margens de contribuição, coberturas e tudo isso comparado com que foi planejado traz eficiência e resultados imediatos
  • Evite muito planejamento e pouca ação, o varejo exige medidas rápidas, ágeis, descarte ações que levarão muito para serem implantadas
  • Funcione como uma start-up, comece pequeno se der certo invista mais, corrija se necessário, descarte até, mas não entre pesado em novos produtos ou serviços, teste sempre
  • Por fim mensuração é a chave do sucesso, sem medir navegamos às cegas. O que não é possível medir o resultado desconfie e deixe de lado!

 

Essas ações garantem um varejo enxuto ágil e de resultado, se não encontramos expertise interno buscamos quem aporte esse conhecimento no mercado, as consultorias estão aí para isso!

Quer saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajuda-los!

Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br)

Postagem anterior

Setor de shopping centers prevê crescimento de 5% em 2017

Próxima Postagem

Black Day$ abre temporada de descontos

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Próxima Postagem

Black Day$ abre temporada de descontos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.