Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Como a internet das coisas ajuda o varejo físico?

Redação de Redação
23 de janeiro de 2017
no Destaque do dia, Inovação, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos

Dizer que o mundo está cada vez mais conectado seria chover no molhado, contudo, esse fenômeno se desdobra no fato que essa realidade exige que cada vez mais objetos cotidianos sigam a mesma tendência. O grande exercício então é levar para o mundo digital tipos de informação que até então eram apenas analógicas.

O poder desse fenômeno tende a ser avassalador. Para citar apenas um exemplo: imagine monitorar os nutrientes, a qualidade do solo e a quantidade de água em grandes plantações digitalmente através de sensores, e ainda cruzar essa informação em tempo real com sistemas de previsão de tempo e incidência solar. O ganho de eficiência na produção de alimentos a nível global seria suficiente para erradicar a fome no planeta.

Diversos setores vão ter ganhos exponenciais de eficiência graças a sensores e dispositivos conectados, como a agricultura, a exemplo do que já citei acima. A medicina, por sua vez, pode vir a transformar um simples exame de Raio X em uma maneira de alimentar uma base de dados com sintomas, causas, efeitos, diagnósticos e tratamentos de doenças. No caso do setor automotivo, já existem veículos cuja configuração pode ser feita de forma remota através de conexão Wi-fi, possibilitando inclusive que eventuais recalls sejam realizados a distância.

Não diferente do restante, o varejo também tem um futuro, já muito próximo, bastante promissor através da participação de componentes digitais e conectados. Inclusive, já se tem no irmão mais novo, o e-commerce, o exemplo de possível ganho de eficiência através da gestão baseada nativamente em tecnologia. Enquanto o varejo físico é muito eficaz no controle de tudo que acontece desde o momento em que uma compra é feita – número de pedidos, margem, quantidade de estoque e etc, boa parte da operação do e-commerce se beneficia do monitoramento a respeito do que acontece “antes” de tudo isso: número de visitas, taxa de rejeição, taxa de conversão, comportamento do tráfego e inclusive taxa de abandono do carrinho.

Como já comentei, não há dúvidas de que o varejo físico é bem administrado. Seja por meio de um sistema de gestão (ERP), planilhas de Excel ou uma simples na caderneta. Entretanto, como disse o pai da administração moderna, Peter Drucker, “tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado”. Imagine então unir as métricas das vendas ao comportamento dos consumidores no estabelecimento físico? Isso já é possível, por meio de sensores que monitoram e identificam consumidores viabilizando ao varejista ter indicadores como a quantidade de visitas no estabelecimento, qual o tempo médio de permanência, com qual frequência ele retorna e qual a taxa de conversão. É como emular um sistema de Web Analytics, mas dessa vez para o varejo offline.

Tudo isso já existe está disponível por meio de um componente de IoT. E não para por aí. Esse ainda será um movimento que tende a revolucionar muitos outros mercados, e será tão genuíno e eminente que daqui a pouco tempo já não seremos mais capazes de lembrar como era a nossa vida até então “desconectada”.

*Vicente Rezende é sócio da FX Retail Analytics

 

Fonte: Novarejo

Postagem anterior

PDX – O ponto de relacionamento e experiência que até vende

Próxima Postagem

CNI: Após 3 meses de queda, confiança da indústria volta a crescer em janeiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Black Friday

Procon-SP promove iniciativas para auxiliar consumidor na Black Friday

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

CNI: Após 3 meses de queda, confiança da indústria volta a crescer em janeiro

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile