Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Farra de compras: como foi a expansão da gigante Alibaba

Redação de Redação
21 de dezembro de 2016
no Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Alibaba cresceu para dominar o comércio on-line na China. A empresa chegou lá com o desenvolvimento precoce de sua própria plataforma de tecnologia e com a adição de serviços que tornam as compras on-line mais fáceis, como transporte e pagamentos.

A empresa está se valendo de aquisições para ampliar ainda mais seu ecossistema, abocanhando provedoras de conteúdos de vídeo e de notícias, serviços offline e empresas internacionais que apanharam uma fatia do mundo do comércio eletrônico fora da China. Com 2016 próximo do fim, listamos alguns dos negócios mais significativos da empresa:

Lazada — Esta é uma aposta de um bilhão de dólares em um mercado totalmente novo, já que a Alibaba busca repetir no Sudeste Asiático o que já conseguiu em seu país de origem. Os maiores sucessos da Alibaba no ramo de e-commerce foram aqueles que a empresa desenvolveu do zero. Mas Jack Ma busca fazer com que mais da metade das vendas sejam obtidas fora da China e esta é a maior aquisição internacional até o momento.

Youku Tudou — A compra dessa empresa de streaming de vídeos, que estaria avaliada em cerca de US$ 5 bilhões, é o maior investimento da Alibaba até o momento e faz parte de sua estratégia para gerar conteúdo e desenvolver seu próprio ecossistema de entretenimento. Como rivais como Tencent e Baidu também estão investindo pesado em conteúdo, a aquisição era crítica para a Alibaba em termos de oferta de entretenimento chinês para seu mercado de origem após o fechamento do acordo para a criação da Alibaba Pictures Group.

Didi Chuxing — O apoio da Alibaba ao aplicativo de reserva de táxis Kuaidi, que depois foi combinado com a Didi, apoiada pela Tencent, inaugurou a incursão da companhia em serviços além do comércio eletrônico. Em agosto, a empresa agora conhecida como Didi Chuxing fechou acordo para a aquisição da divisão chinesa do Uber, dando fim a uma batalha que queimou bilhões em recursos.

Suning Commerce — Esse acordo com a empresa de varejo de eletrônicos reforçou o alcance da Alibaba e sinalizou uma importante expansão de sua capacidade logística — sua habilidade para chegar aos clientes em toda a China, não apenas nas cidades.

Jasper Infotech — A companhia por trás da operadora de e-commerce Snapdeal garantiu à Alibaba uma presença na Índia, mercado que está mostrando o tipo de crescimento que Jack Ma viu na China há uma década.

Meizu — A Alibaba está determinada a colocar seu sistema operacional YunOS em mais telefones e a oferecer uma alternativa ao Android e ao iOS, da Apple, na China. O investimento direto em uma fabricante de smartphones como a Meizu é uma forma planejada pela empresa para chegar lá.

South China Morning Post — A Alibaba tem focado apenas em tecnologia e em serviços offline, mas a compra do jornal em língua inglesa mais antigo de Hong Kong lhe garante influência política e é o pilar de uma incursão na mídia tradicional.

Fonte: Bloomberg

Postagem anterior

Redes de franquia miram expandir fora das grandes capitais em 2017

Próxima Postagem

App faz armazenamento e gestão simplificada de Notas Fiscais eletrônicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos
Varejo

New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos

18 de julho de 2025
Biomundo inicia expansão para o interior paulista com a abertura da 1ª loja em Presidente Prudente
Varejo

Bio Mundo planeja expansão de minimercado e traça rota para faturar R$ 500 milhões em 2026

18 de julho de 2025
Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte
Franquias

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte

18 de julho de 2025
Próxima Postagem

App faz armazenamento e gestão simplificada de Notas Fiscais eletrônicas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.