Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A vez das retailtechs

Caio Camargo de Caio Camargo
9 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Se ainda não é possível de fato cravarmos que o cenário da economia brasileira se encontra em recuperação, podemos ao menos dizer que o cenário atual já nos permite respirar um pouco, apresentando uma certa estabilidade. Em todos os indicadores, a aparente sangria dos números e indicadores, causada pela crise, já estancou. Inflação, desemprego e juros atingiram índices que começam a sedimentar e fortalecer o terreno para uma ainda tímida retomada dos negócios.

Varejo e consumo, um dos primeiros setores que sentiram a crise, começam a apresentar desde o semestre passado, dados mais positivos. O consumidor parece que voltou a comprar.

Durante a crise, o consumidor, ameaçado pelo desemprego, preferiu “represar” algumas compras, principalmente as de bens como imóveis e automóveis. Mesmo na compra cotidiana, marcas foram trocadas em nome de se poupar um pouco do dinheiro da família, ou, no mínimo, gastar um pouco menos.

O varejo que começa a vender também começa a retomar investimentos, criando um cenário onde as startups que tem seus negócios focadas em varejo e consumo, as chamadas retailtechs, possam enfim encontrar um terreno mais sólido para seu desenvolvimento e expansão.

Há a probabilidade de se abrir, pela primeira vez, um mercado sedento por tecnologias e novidades. O mercado de startups no Brasil começou a ter uma consistência e evolução maior pouco antes da crise. Se é fato que o mercado de retailtechs conseguiu evoluir durante esse período, são emocionantes as perspectivas que se abrem para o crescimento dentro desse cenário de estabilidade, e que, de quebra, já apresenta um ecossistema de startups mais maduro, onde a invencionice ou a invenção sem sentido, dão lugar à soluções criativas, porém incrivelmente assertivas na resolução de problemas. Soluções que funcionam e que desde o início foram feitas tailor-made para esse mercado, ou seja, ajustadas para a realidade de custos e infraestrutura do varejo brasileiro.

O varejista está ansioso para conhecer e entender o que o ecossistema de startups pode oferecer para ele. Aqui na GS&UP, divisão do Grupo GS& potencializadora de negócios em startups, quase que diariamente estamos conversando com varejistas e até mesmo investidores que desejam conhecer mais de perto o que o ecossistema e as retailtechs tem a oferecer para esse mercado. As startups permitem encontrar novas formas de dialogar com o consumidor, e ainda otimizar resultados, reduzindo custos e otimizando vendas.

O mercado está aberto e cheio de oportunidades. É a hora das retailtechs.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Bella Capri Pizzaria inaugura novas unidades no interior paulista

Próxima Postagem

Com melhora da economia, restaurantes esperam alta de até 5% em 2018

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Black Friday

Procon-SP promove iniciativas para auxiliar consumidor na Black Friday

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Com melhora da economia, restaurantes esperam alta de até 5% em 2018

Com melhora da economia, restaurantes esperam alta de até 5% em 2018

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile