Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Como usar Inteligência Artificial para conquistar excelência operacional no foodservice

Tema será debatido, em setembro, em painel do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de julho de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Como usar Inteligência Artificial para conquistar excelência operacional no foodservice

Assunto do momento das mesas de bar até as salas de reuniões das empresas, a Inteligência Artificial (IA) vai subir aos palcos do Latam Retail Show, o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que será realizado em setembro em São Paulo. Em um dos painéis, o foco será o uso de IA para aumentar a eficiência operacional nos três elos da cadeia do foodservice: a indústria, a distribuição e a operação.

“A Inteligência Artificial e os dados, de forma geral, têm sido usados num processo ativo de cruzamentos e análises para que as empresas possam se estruturar de maneira mais preditiva”, analisa Cristina Souza, CEO da consultoria Gouvêa Foodservice e colunista da Mercado&Consumo. “Se a empresa consegue prever a demanda em determinadas regiões, ela consegue se estruturar e se tornar mais eficiente e lucrativa.”

Cristina vai mediar no dia 21 de setembro, a partir das 11h45, o painel “Food brain – Eficiência operacional no foodservice a partir da Inteligência Artificial: indústrias, distribuidores e operadores”. Os palestrantes convidados são Rodrigo Maingue, business director (BEO) da Nestlé Professional; João Bibar, general nanager da Pede Pronto; e Alessandro Rios, diretor-geral da Martin Brower no Brasil.

Os distribuidores, exemplifica Cristina Souza, podem usar a Inteligência Artificial para prever possíveis pedidos, de forma a antever emergências, como eventos que atraem um número atípico de pessoas, e apoiar os operadores. A indústria muitas vezes depende do compartilhamento de dados dos varejistas para aprender e se tornar mais inteligente – e, a partir daí, se estruturar para oferecer embalagens mais apropriadas. Já empresas de tecnologia que atuam no foodservice têm a vantagem de conhecer o comportamento de compra das pessoas,  como elas fazem seus pedidos e como interagem com os meios de pagamento.

A sustentabilidade, diz a especialista, é outra vertente relacionada diretamente ao tema, uma vez que pode representar, em última instância, redução de desperdício de alimentos. “Existe um ganho claro para o negócio, porque com dados a empresa consegue evitar a ruptura e potenciais desperdícios, o que tem impacto na experiência do cliente”, analisa.

O outro ganho, diz Cristina Souza, é para a sociedade como um todo. “Não adianta o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de alimentos e perder os avanços que existem no setor. Ainda existe muito desperdício de alimentos na produção, na cadeia e na ponta.”

O assunto é importante não apenas para as empresas envolvidas diretamente na cadeia do foodservice. O varejo alimentar, por exemplo, precisa de dados e de Inteligência Artificial para conseguir ter uma melhor previsibilidade de demanda.

Além do painel que será mediado por Cristina Souza, o foodservice estará presente no Latam Retail Show 2023 em outros momentos, como no Foodbiz Summit, idealizado em parceria com Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Programação do Latam Retail Show

A Gouvêa Experience, organizadora do Latam Retail Show, anunciou entre os palestrantes da edição de 2023 dois dos maiores especialistas em varejo do mundo. A CEO da GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill, estará a abertura do LRS e mostrará que é possível fazer mais com menos, utilizando tecnologia, negócios e pessoas. Kate Ancketill é especialista em tecnologia, consumo, varejo e inovação de marcas. Ela contextualiza e torna compreensível, para todos, novas tecnologias e mudanças sociais complexas, ajudando líderes empresariais a planejarem o futuro de suas empresas.

Outro nome confirmado foi o de Neil Patel, fundador da NP Digital e um dos maiores nomes do marketing digital. Antes dos 30 anos, Patel já figurava na seleta lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente americano Barack Obama. Ele também é autor de best-sellers do New York Times e um dos profissionais de marketing mais influentes do mundo, de acordo com o The Wall Street Journal e a Forbes.

“Nossos palestrantes são referência no setor e irão dividir conosco suas experiências individuais e estratégias que costumam adotar em suas gestões. Além disso, apresentaremos muita tecnologia e a inovação durante o Latam Retail Show, que são fundamentais para impulsionar os setores de consumo e varejo”, afirma o CEO da Gouvêa Experience, Tonico Novaes.

Durante três dias, a 8ª edição do Latam Retail Show terá cerca de 60 palestras e painéis temáticos que abordarão três linhas temáticas: Desafios do Agora, Imagin(ação) para o Futuro e Olhar para as Pessoas. O evento também contará mais de 100 horas de conteúdo pago e gratuito e sete pesquisas inéditas, além dos prêmios Experience Awards e Retail of Tomorrow, da competição Printer Chef, do 1º Encontro de Varejo e Consumo para uma Proposta para a Nação, do Study Tour e do fórum “IDV – Desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo”. O Strip Malls, voltado para os centros comerciais, e o Private Label Connection, promovido pela Amicci, também acontecem nos três dias de evento. E, pela segunda vez, o Latam Retail Show também terá transmissão online.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Uma conversa com Bard, a AI do Google, recém-lançada no Brasil

Próxima Postagem

Lei do Minha Casa, Minha Vida é publicada com oito vetos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Minha Casa, Minha Vida

Lei do Minha Casa, Minha Vida é publicada com oito vetos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile