Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Ads e IA transformam a jornada do cliente do primeiro clique à fidelização

Com integração de anúncios ao chat, campanhas de marcas viram conversas com respostas personalizadas

M&C Media Labs de M&C Media Labs
29 de maio de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Ads e IA transformam a jornada do cliente do primeiro clique à fidelização

O caminho entre o interesse do consumidor e a conversão da venda nunca foi tão curto. Se antes a jornada passava por várias etapas separadas, entre anúncio, site, cadastro e resposta, hoje ela pode acontecer inteira dentro de uma conversa. Com a integração entre Ads e Inteligência Artificial (IA), o primeiro clique leva o consumidor para um chat ativo, que entende o contexto, responde em tempo real e conduz o usuário até a compra, sem sair da conversa.

“As marcas deixaram de interromper a jornada com anúncios para fazer parte dela. A IA trouxe velocidade, contexto e empatia para as interações digitais,” afirma Alfredo Bitencourt, Head de Vendas da Botmaker no Brasil, plataforma especializada em soluções conversacionais.

Justamente por encurtar etapas, o uso de Message Ads e Click to WhatsApp está se popularizando. Ao clicar, o consumidor é levado diretamente a um chat com a marca. E a conversa não começa do zero: ela carrega consigo os dados do anúncio, como o produto clicado, a campanha de origem, o horário e até a localização. Isso ajuda a IA a oferecer uma resposta personalizada imediatamente.

O avanço dos modelos de linguagem, como os LLMs, tem sido essencial para isso. Eles permitem interações naturais, com compreensão de contexto, variações de linguagem e até recomendação de produtos com base em preferências individuais — tudo isso dentro de apps de mensagem como WhatsApp, Instagram ou Messenger.

“As marcas deixaram de interromper a jornada com anúncios para fazer parte dela. A IA trouxe velocidade, contexto e empatia para as interações digitais”, destaca Bitencourt.

Anúncio que conversa

Entre as empresas que já adotaram esse modelo está o Hortifruti Natural da Terra. Na rede, o cliente pode enviar um áudio com a lista de compras pelo WhatsApp: “1kg de batata, 2kg de tomate e um pack de cerveja”. A IA interpreta o pedido, monta o carrinho e finaliza a transação. Como resultado, o Hortifruti Natural da Terra obteve mais de 15% de conversão e, de 2024 para 2025, atingiu um crescimento de três dígitos.

“A grande mudança é que o anúncio não só atrai, ele conversa. E essa conversa é cada vez mais parecida com a de um bom vendedor humano, só que automatizada e disponível 24/7,” explica Bitencourt.

Reportagem: Larissa Féria

Postagem anterior

DHL Express inaugura loja própria em Osasco e amplia atendimento na Grande São Paulo

Próxima Postagem

LavPop mira expansão em São Paulo e quer atingir 200 unidades até 2030

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
o plano de expansão foca em cidades com infraestrutura urbana crescente

LavPop mira expansão em São Paulo e quer atingir 200 unidades até 2030

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile