Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A loja e o ruído – As melhores práticas de um comitê de loja.

Redação de Redação
28 de março de 2017
no Artigos, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Visitar loja é uma atividade que está no sangue da GS&Consult. Falamos que é visita técnica, mas, na verdade é um hobby, passar por lojas e discutir cada detalhe, oportunidades e estratégias, que a enorme diversidade do varejo Brasileiro e Internacional pode oferecer.

Por mais que pareça poesia, é incrível como cada loja possui uma identidade única. Como em uma “letra de música” conseguimos traduzir o que ela pode oferecer e contar.

Quando nos deparamos com uma loja bem posicionada, bem pensada em cada detalhe, é um “achado” que comemoramos e temos o orgulho de discutir e compartilhar com colegas e clientes.

Porém, às vezes, encontramos lojas que erraram a direção ou se perderam no rumo, o que pode ser traduzido como um “ruído” na música. Como por exemplo, uma Luz Branca e intensa em um restaurante japonês; o mobiliário com péssimo acabamento e alto desgaste em um shopping de alto padrão; quando se conhece melhor o equipamento de informática do que o próprio vendedor; quando as televisões estão desligadas em uma loja de eletrônicos; a falta de um “obrigado” após a compra.

Você pode até gostar da loja, o que te faz voltar, mas, como um ruído que te irrita, depois de um tempo você não consegue mais ignorar. Selecionei algumas causas que fazem esse tipo de problema ocorrer e persistir.

  • Falta de um planejamento estratégico:

A sua empresa acompanha as tendências e as mudanças do consumidor? Qual a visão de futuro da loja, o que ela pode e deverá se tornar daqui a 5 anos?

  • Falta de critério nas escolhas:

Tudo, completamente tudo, que você pode imaginar nas escolhas e definições do layout, materiais, organização, planograma, música, cores, podem e devem ser efetuadas pensando na melhor forma possível. Não tome decisões deliberadamente e na intuição sem analisar antes.

  • Falta de dono:

Quando a loja não tem um responsável, é muito comum também o excesso de interferências, vontades e opiniões que geram um verdadeiro caos, uma colcha de retalhos.

  • Falta de continuidade:

Realizar um projeto que muda a loja ou a experiência do consumidor é importante, mas uma iniciativa sozinha normalmente frustra mais do que ajuda. É preciso que iniciativas sejam trabalhadas de forma integrada.

Para isso, trabalhamos com uma iniciativa estratégica bem simples, mas eficaz, instituir o Comitê de Loja, que faz parte da nossa metodologia de Formato de Loja. O comitê de loja prevê uma dinâmica de acompanhamento do universo das lojas.

O Comitê de loja é composto por um grupo de pessoas que representa todos os interesses da empresa, do Comercial, Arquitetura, Manutenção, Operacional, Segurança, Marketing e Limpeza. Hoje, principalmente em empresas que possuem muitas lojas, é importante que todas as iniciativas, projetos, demandas e detalhes sejam discutidos internamente em um grupo que tome decisões de forma estratégica:

  • Buscando trazer inovações;
  • Acompanhando tendências e concorrentes;
  • Discutindo escolha de materiais e instalações para a loja;
  • Padronizando projetos de loja, layout, planograma e exposição;
  • Definindo melhorias no ambiente da loja;
  • Melhorando a jornada de consumo;
  • Entendendo o ponto de vista do cliente;
  • Melhorando a eficiência dos processos operacionais.

Hoje, mais do que nunca, as lojas precisam se atualizar e rever o seu propósito. O cliente pode muitas vezes não entender o que está por trás de todas as escolhas, mas ele saberá dizer se gosta ou não “do conjunto da obra”.

Quer saber mais como o comitê de loja pode ajudar a sua empresa? Entre em contato: ulyssesperin@gsmd.com.br

Postagem anterior

Pesquisa mostra o maior problema dos clientes mobile na hora de comprar

Próxima Postagem

Mais qualificação para o Varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos
Varejo

New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos

18 de julho de 2025
Biomundo inicia expansão para o interior paulista com a abertura da 1ª loja em Presidente Prudente
Varejo

Bio Mundo planeja expansão de minimercado e traça rota para faturar R$ 500 milhões em 2026

18 de julho de 2025
Próxima Postagem

Mais qualificação para o Varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.