Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Carreiras

Mulheres ainda ocupam poucos cargos de chefia nas varejistas

Redação de Redação
27 de julho de 2020
no Carreiras, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Mulheres na liderança

As mulheres são maioria entre os clientes e representam uma grande parte da força de trabalho do varejo. No entanto, elas estão ausentes das reuniões corporativas das grandes lojas europeias e a pandemia de coronavírus pode ter agravado ainda mais a situação. Essa é a análise de Melanie Smith, diretora executiva da loja online britânica Ocado Retail.

“Muitas coisas que vi me preocupam com o fato de as mulheres terem regredido 20 anos durante a pandemia”, diz uma das poucas líderes do setor na Europa. Uma década de esforços para a igualdade de gênero colocou apenas um punhado de mulheres em cargos executivos importantes no setor de varejo europeu.

Qual o tamanho da desigualdade? Na Grã-Bretanha, por exemplo, nenhum varejista no FTSE 350 (que reúne as maiores empresas listadas na Bolsa londrina) é administrado por uma mulher. Na Europa continental, apenas 3% das 87 principais empresas de bens de consumo e varejo são administradas por mulheres, de acordo com um relatório divulgado pela European Women on Boards, apoiada pela União Européia.

Isso apesar de estudos ao longo dos anos terem mostrado que, globalmente, as mulheres movimentam entre 70% e 80% de todas as compras dos consumidores. Elas também compõem a maior parte da força de trabalho do setor de varejo.

Uma pesquisa da Bloomberg constatou que das 24 principais empresas de varejo, moda e luxo listadas em bolsas europeias, em média, as funcionárias representavam 63% da força de trabalho. No entanto, menos de um quarto dessas empresas tinha mulheres em cargos de liderança. Embora muitas empresas tenham estabelecido metas de igualdade de gênero ambiciosas e tenham adicionado mulheres a seus conselhos de supervisão, elas têm poucas executivas que tomam decisões administrativas de alto nível.

Por que isso ocorre? De acordo com Denise Wilson White, chefe da Hampton-Alexander Review, não se trata de falta de talento ou ambição. “As mulheres não estão sendo escolhidas porque existe um viés no processo de seleção e os líderes masculinos geralmente escolhem os sucessores à sua própria imagem”, afirma.

Há perspectivas de melhoras? Sim. Segundo Angela Cretu, CEO da Avon, a crise aumentará as oportunidades para as mulheres. “A era de passar oito horas por dia em um determinado local e ir e voltar sempre foi e nunca voltará da mesma maneira”, disse.

Assim como Cretu, Fran Minogue, fundadora da empresa de busca de executivos Clarity, espera que a nova flexibilidade de trabalhar em casa abra mais portas para as mulheres. “Isso não apenas abrirá grandes oportunidades, mas permitirá que os executivos-chefes masculinos vejam que existem maneiras diferentes de fazer as coisas”.

E existem boas razões comerciais para promover as mulheres. Grandes empresas no Reino Unido, cujos conselhos executivos são um terço do sexo feminino, são 10 vezes mais rentáveis, em média, do que os conselhos masculinos, de acordo com a consultoria The Pipeline.

Com informaçoes da Bloomberg.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Magalu entra no sistema de cashback e impulsiona carteira digital

Próxima Postagem

Hypera Pharma contrata Leticia Arslanian

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos
Varejo

New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos

18 de julho de 2025
Biomundo inicia expansão para o interior paulista com a abertura da 1ª loja em Presidente Prudente
Varejo

Bio Mundo planeja expansão de minimercado e traça rota para faturar R$ 500 milhões em 2026

18 de julho de 2025
Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte
Franquias

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte

18 de julho de 2025
Próxima Postagem
Leticia Arslanian

Hypera Pharma contrata Leticia Arslanian

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.