Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta final do 5o Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de março de 2017
no Artigos, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

Neste fim de semana foi realizado o Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers, em sua quinta versão, e que já se tornou um dos mais relevantes envolvendo esses setores.

O evento teve a presença de destacados líderes setoriais e mais representantes do Ministério da Indústria e Comércio, do Governo do Estado de São Paulo e de prefeitos e secretários municipais das cidades de São Paulo, Santos e Guarujá.

Foram três dias de atividades, debates e apresentações que culmiram com a leitura da Carta do Evento, consolidando visões e ações propostas de atuação para os líderes dos setores envolvidos.

 

Carta Final do Evento

Os Fóruns realizados entre 2013 e 2016 trouxeram como discussão os temas ligados ao melhor conhecimento da realidade do varejo no Brasil e no Mundo para discutir, em seguida, seu protagonismo e sua importância no cenário político, econômico e social do País no presente e no futuro.

Em particular foram discutidas as principais inovações que transformaram o negócio e o país, a partir de um consumidor com maior poder e mais alternativas de escolhas, o crescimento das atividades digitais e os desafios para reposicionamento dos negócios num ambiente muito mais competitivo.

Em 2017, num misto de pragmatismo, oportunidade e necessidade, as discussões envolveram os grandes temas e desafios comuns, o que inclui os setores de Varejo, Consumo e Shopping Centers, no início de um novo ciclo econômico e social, egresso da maior crise econômica e moral da História recente do Brasil que criou uma população de mais de 12 milhões de desempregados formais, a retração da massa salarial em termos reais aos patamares de 2013 e o fechamento de milhares de lojas.

No redesenho desse cenário é consenso entre os líderes setoriais que o foco deva estar na busca irreversível de maior competitividade, produtividade, eficiência e de resultados numa economia em lento processo de recuperação, que deverá ser a marca dos próximos anos.

Porém, o mercado está redesenhado em sua estrutura pela relevância de temas como a economia digital, o papel crítico do crédito no cenário do consumo, a maior concentração de negócios, o  empoderamento dos consumidores-cidadãos e a premente necessidade de criação de ecossistemas competitivos envolvendo as diversas cadeias de valor de produtos e serviços.

É preciso, porém, reconhecer que não teremos em anos futuros próximos um cenário tão favorável, porque é inevitável promover as reformas que o país carece.

A combinação da transitoriedade do atual governo, com a dramática crise recente que gerou o nível de desemprego que o País vive e a queda real da massa salarial, combinados com a percepção dos descaminhos no trato das coisas públicas, deveriam precipitar o mais abrangente e ousado programa de reformas já vivido pelo Brasil.

Nesse contexto, preocupa e constrange a tibieza governamental com as propostas envolvendo as reformas trabalhista, previdenciária, política e tributária. E preocupa muito mais – sendo inaceitável –, o caminho fácil do aumento de impostos para compensar essa tibieza.

E isso é um claro chamamento a um outro posicionamento do setor empresarial.

Não devemos contemporizar com a ideia que o ótimo é inimigo do bom, pois essa condescendência, em particular do setor empresarial, foi desastrosa para o País no passado recente.

É preciso ousar no pensar e ação para realizar.

O caminho da relevância estratégica dos setores de Varejo, Consumo e Shoppings Centers no cenário econômico, social e político brasileiro é um caminho sem volta.

Por conta da proximidade que esses setores têm com os novos consumidores emergentes e dosada com o processo irreversível de amadurecimento desses consumidores-cidadãos, esses segmentos têm posição destacada no entendimento da nova realidade.

Esse novo consumidor-cidadão emergente, em especial, do cenário digital, também pede mudanças dramáticas do setor privado, trocando o empresário moita do passado, como colocado por Flávio Rocha, pelo empresário-cidadão conectado com o futuro.

Pede empresários mais comprometido com os grandes temas nacionais, o que transcende em muito seu papel e responsabilidade como líder de empresas e negócios.

Uma sociedade moderna, competitiva e irreversivelmente mais global pressupõe setores e líderes empresariais ligados ao consumo de produtos e serviços com a visão ampliada e alinhada com os desafios do presente e as oportunidades do futuro.

Mas também e principalmente dedicados a atuar para além das fronteiras de seus setores econômicos de atividade, ocupando espaços cada vez mais relevantes na discussão e na ação para a transformação estrutural, ética, política, moral e social que o país precisa viver.

Em paralelo às atividades estratégicas e táticas que o dia a dia impõe, os empresários dos setores de Varejo, Consumo e Shopping Centers devem repensar seus negócios com uma ótica que transcenda os desafios do desempenho dos setores que atuam para pensar de forma integrada e mais ambiciosa em modelos alternativos para o crescimento sustentável do país.

Essa é consciência coletiva e o compromisso que emergem do 5o Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers, alinhando os líderes desses setores com a obrigação de se posicionarem e, principalmente, agirem de forma integrada, coesa e ambiciosa pela transformação inadiável que o Brasil precisa.

Guarujá, 25 de Março de 2017

Postagem anterior

Universidade Multicoisas Comemora 25 Anos E Mais De 5 Mil Profissionais Treinados

Próxima Postagem

Megaempresários se reúnem em Fórum Nacional do Varejo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Próxima Postagem

Megaempresários se reúnem em Fórum Nacional do Varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.