Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Empresário varejista está menos pessimista, aponta FecomercioSP

Redação de Redação
26 de janeiro de 2017
no Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Os empresários do comércio de São Paulo estão muito menos pessimistas que há um ano. A pesquisa sobre o Índice de Expansão do Comércio caiu em relação a dezembro – resultado normal, face às vendas mais elevadas no último mês do ano -, mas apresentou alta de 18,1% na comparação com janeiro de 2016, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Em janeiro, o indicador fechou em 85,1 pontos, com queda de 5,3% em relação a dezembro (89,9 pontos). Apesar da reação na comparação com janeiro do ano passado, o indicador, que vai de 0 a 200, permanece abaixo da linha dos 100 pontos, que separa otimismo de pessimismo.

Para a FecomercioSP, apesar de menos pessimista, o empresário do comércio paulista entende que dias melhores estão a caminho, mas uma correção das expectativas – para baixo – se faz necessária. Em nota, a entidade afirma que há muitos obstáculos a serem transpostos, mas as reformas e ajustes aprovados ou em negociação com o Congresso Nacional “geram um ambiente mais propício para o efetivo crescimento dos investimentos, ao menos no médio prazo”.

O resultado de janeiro foi impulsionado por seus dois subíndices. O índice que mede a Expectativa para Contratação de Funcionários subiu 22,3% e atingiu 104 pontos. É o único componente do indicador na faixa de otimismo, acima dos 100 pontos. Em relação a dezembro passado, porém, ficou 7,2% menor.

Já o Nível de Investimento das Empresas (que sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) cresceu 12%, ao passar de 58,4 para 65,4 pontos de janeiro de 2015 para o mesmo mês deste ano, mas indica franco pessimismo nesse quesito. Na comparação com dezembro, o subitem caiu 2,1%. Os dois subitens caíram depois de oito meses seguidos de alta em relação ao mês anterior.

Na avaliação da FecomercioSP, desde abril o consumidor apresenta uma mudança positiva de humor, tendência parcialmente interrompida neste mês. Essa revisão das expectativas pode durar até março, mas o otimismo pode ser retomado pelo comércio e depois por toda a economia neste e no próximo ano, avalia a entidade. De acordo com o departamento econômico da FecomercioSP, os dados mostram “tendência de recuperação relevante”.

O indicador é apurado mediante consulta a cerca de 600 empresários do comércio na região metropolitana de São Paulo.

Postagem anterior

Shopping Center 3 realiza atividades para comemorar o aniversário de São Paulo

Próxima Postagem

Faturamento do varejo paulista atinge R$ 49,2 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Preço da cesta básica cai em 15 de 17 capitais pesquisadas
Varejo

Preço da cesta básica cai em 15 de 17 capitais pesquisadas

7 de junho de 2025
Próxima Postagem

Faturamento do varejo paulista atinge R$ 49,2 bilhões

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.