Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para comprar na Black Friday

Segundo estudo da Macfor, 41% devem gastar acima de R$ 800 em suas compras

Larissa Féria de Larissa Féria
24 de outubro de 2023
no Black Friday, Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para compra na Black Friday

Consolidada como uma das principais datas do varejo, a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, também é esperada pelos consumidores. A procura pelo termo começa a ser expressiva a partir da última semana de outubro e tem um crescimento acentuado até a data, segundo o estudo “Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday”, da Macfor.

Enquanto o consumidor busca pelos itens de maior ticket médio com maior antecedência às datas, o gatilho de compra no dia da Black Friday será a percepção de desconto em cima dos produtos desejados.

O ticket médio para a data é bem alto: 41% devem gastar acima de R$ 800 em suas compras. Entre as categorias mais buscadas nessa faixa de preço estão as joias, eletrônicos, eletroportáteis, telefonia, informática e eletrodomésticos. Na lista de desejo do consumidor fica evidente a busca por itens de maior valor, como iPhones e modelos da Samsung,

“Na Black Friday, o consumidor busca pelos itens de maior ticket médio e com maior antecedência às datas. Porém, o gatilho de compra no dia é a percepção de desconto em cima dos produtos desejados. Com isso, captar dados de intenção do consumidor para o planejamento da data é essencial para que o consumidor tenha uma boa experiência”, explica Fabrício Macias, coCEO da Macfor.

A falta de descontos ideais é o principal motivo para que o consumidor deixe de comprar na data (44%), seguida pela situação financeira (22%), os produtos que queriam não estavam com desconto (13%) e preço do frete (11%).

Os preferidos

No Brasil, as vendas online ainda permanecem muito fortes na data, com 50% da preferência, enquanto 18% preferem comprar nas lojas físicas. O estudo identificou os marketplaces mais procurados para o consumo, com destaque para a busca por Amazon, Netshoes e Mercado Livre.

Já entre as categorias de produtos mais visadas nas buscas para a data estão moda e acessórios (27%), eletrônicos e eletrodomésticos (20%), móveis e decoração (20%), livros e papelaria (18%), beleza e saúde (15%) e alimentos e bebidas (11%).

A Black Friday é um momento para a autorrecompensa: 85% dos consumidores compram produtos para si mesmos, 37% namorado ou conjûge, 36% para os pais  e 25% para os filhos.

Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito é preferido por 70% pela facilidade e possibilidade de parcelamento. Outros 56% vão pagar com Pix e 37% com o cartão de débito.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Verticalização e ESG: movimentos de impacto na cadeia dos alimentos

Próxima Postagem

Anac: demanda de voos domésticos sobe 5% em setembro na comparação anual, mas cai ante 2019

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
demanda

Anac: demanda de voos domésticos sobe 5% em setembro na comparação anual, mas cai ante 2019

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.