Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inteligência Artificial aplicada ao varejo: será que agora vai?

Fernando Moulin de Fernando Moulin
24 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Inteligência Artificial aplicada ao varejo: será que agora vai?

Estive em Nova York durante os últimos dias, acrescentando mais uma NRF ao currículo, junto a alguns milhares de executivos brasileiros – uma das maiores delegações entre os 104 países representados. Confesso que fiquei positivamente surpreso, pois a qualidade dos estandes de expositores, das principais palestras realizadas e da abordagem mais pragmática, centrada e aplicável aos temas centrais do evento, superaram as expectativas decorrentes de anos anteriores.

Como não poderia deixar de ser, o assunto mencionado em 100% das palestras e em praticamente todas as soluções demonstradas foi a Inteligência Artificial (IA). Não há como negar que o advento do ChatGPT, em 2023, e o assombro causado, principalmente, pelas soluções de IA generativa, deixaram profundas impressões em todo o mercado varejista, não somente no americano. Câmeras computacionais, dados processados na nuvem e um sem-fim de soluções técnicas muito bacanas para aplicar IA em dores concretas dos negócios (a custos aparentemente mais exequíveis) foram a tônica das soluções expostas.

Seja para aprimorar a experiência do cliente, com a personalização em escala a partir de dados individualizados e em tempo real de consumo, navegação online, visitas a lojas e preferências, seja para aumentar a eficiência das operações, com IA aplicada na gestão otimizada de estoques, processos logísticos e de gestão de ruptura, controle de inventários e automação, os estudos de caso no dia a dia começam a aparecer e a tornar mais concreto o que deverá em breve ser uma realidade efetiva dentro de qualquer organização.

Fato que nos leva a uma importante questão: as empresas brasileiras (não somente de varejo) possuem estratégias de gestão, armazenamento e uso de seus dados maduros e preparados para capturar o valor de soluções de Inteligência Artificial aplicada?

Afinal, já é de conhecimento público que as ferramentas de IA dependem da boa qualidade dos dados existentes e preparados por meio de rotinas de prompt, higienização e atualização para que seus outputs (respostas) sejam, de fato, pertinentes e capazes de automatizar funções até então dependentes do raciocínio humano.

Sem uma estratégia de dados boa e robusta, fica difícil implementar quaisquer soluções de Inteligência Artificial que produzam respostas coerentes e úteis para o cliente. Por exemplo, serviços de atendimento e vendas via bots, em formato conversacional, precisam estar solidificadas em uma base de conhecimento muito bem formatada e “treinada” para não produzirem péssimas experiências no relacionamento com os consumidores. Soluções antifraude utilizando IA, idem. Ou de gestão de estoques e categorias. E assim por diante.

Infelizmente, e com base em minha experiência de 25 anos atuando no tema, é com tristeza que vejo a maioria das empresas nacionais (muitas delas de porte considerável) com imensa dificuldade em estruturar suas bases internas de dados e cadastros, em definir uma governança adequada de gestão de informações ou mesmo réguas simples de relacionamento e campanhas para serem automatizadas em suas ferramentas de CRM.

Todos os anos, e a cada grupo que volta da NRF, testemunho diversas declarações de intenção de trazer as novidades para aplicar imediatamente nos negócios, em busca de diferenciais competitivos sustentáveis perante a concorrência.

Em 2024, especificamente, reitero que não há como qualquer executiva ou executivo presente em Nova York ter voltado indiferente ao impacto potencial que a IA deverá trazer para a sociedade em geral e para as organizações.

Mas será que existe um entendimento real e tangível do que precisa ser feito para que se atinjam os objetivos e ganhos com esse tipo de solução, e dos investimentos em programas de gestão de dados, CRM e afins, em caráter estruturante?

Recomendo fortemente que toda empresa, seja de qual porte for, repense urgentemente seus programas de dados e CRM e invista “para ontem” nessa transformação – sob pena de ficar irrelevante em um futuro exponencialmente próximo.

Será que a Inteligência Artificial aplicada ao varejo agora vai, aqui, no Brasil?

Fernando Moulin é partner da Sponsorb.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Netflix amplia base de assinantes em 13,12 milhões no 4º trimestre e ação sobe 7,58%

Próxima Postagem

Na França, Casino fecha acordo para vender quase todos os super e hipermecados

Fernando Moulin

Fernando Moulin

Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente e um dos pioneiros do Marketing Digital e CRM no país. Cofundador da Malbec Angels, é mentor de startups e advisor estratégico, além de palestrante profissional e professor em instituições como ESPM, Insper e Live University. Atualmente, é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance.

Relacionados Posts

O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Casino diz que recebeu autorização da UE sobre conclusão de acordo que prevê reestruturação

Na França, Casino fecha acordo para vender quase todos os super e hipermecados

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.