Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

A gestão de riscos para prevenção de perdas no varejo

Redação de Redação
23 de dezembro de 2016
no Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Pelo menos nos últimos 12 anos o mercado varejista tem dado uma atenção maior a gestão de riscos para prevenção de perdas no varejo, e não deveria ser diferente, as perdas representam bilhões de reais jogados no lixo.

Segundo o levantamento da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o faturamento das 120 maiores empresas do varejo cresceu 5,2% em 2015, para R$ 444 bilhões, neste sentido temos um índice de mais de R$ 10 bilhões em perdas no ano.

Há muitos anos a gestão de riscos para prevenção de perdas no varejo tem possibilitado um conhecimento do panorama de perdas em toda a cadeia produtiva e a real noção do tamanho do problema.

A partir desse momento os varejistas se deram conta de que algo deveria ser mudado.

Nos últimos anos, com o aumento da oferta de bens de consumo e do índice de perdas, houve o surgimento da política de Gestão de Riscos, que tem como principal objetivo conhecer e apontar ameaças internas e externas às quais as empresas podem estar expostas.

A partir daí é possível implantar uma Política de Prevenção de Perdas.

Essas políticas são baseadas em princípios e práticas gerenciais de segurança para tomada de decisões estratégicas.

Sabemos que todas as empresas apresentam vulnerabilidades capazes de produzir impactos negativos, contudo elas podem ser combatidas. O papel da Gestão de Riscos é identificar e quantificar esses riscos.

CAUSAS DAS PERDAS

Supermercados do Brasil inteiro participam periodicamente de uma pesquisa ampla para identificação das causas das perdas e a ABRAS consolida estas informações em uma pesquisa anual, conforme os indicadores abaixo:

  1. Furtos Externos: realizados por pessoas que entram nas lojas se passando por clientes com o objetivo de furtar produtos, sem fazer mal a terceiros.
  2. Furtos Internos: realizados por colaboradores que, normalmente, usufruem da confiança e furtam bens, valores e mercadorias da empresa.
  3. Erros Administrativos: revelam erros causados por digitações erradas de notas fiscais, registros inadequados nos sistemas, mas em geral não são erros intencionais.
  4. Fornecedores: Praticadas em geral por fraudes e/ou situações onde os fornecedores estão diretamente envolvidos com as perdas.
  5. Quebra Operacional: relacionadas a produtos vencidos ou impróprios para consumo, como latas, frutas e verduras amassadas.
  6. Erros de Inventário: estão relacionados a erros de contagem em geral, tanto no momento do inventário, quanto no registro das informações nos sistemas.
  7. Outros Ajustes: estão relacionados a ajustes que não podem ser identificados, tanto suas causas, como ajustes de períodos anteriores.

Estas informações são extremamente ricas, pois ajudam os gestores a concentrarem seus esforços nas causas para mitiga-las no dia a dia da operação.

CONTRIBUIÇÃO DA ADVOCACIA NA GESTÃO DE RISCOS E PREVENÇÃO DE PERDAS

O estudo de Cenário de Risco na Prevenção de Perdas mostra que é fundamental para qualquer varejista apurar qual a sua estimativa de perda aceitável.

Mesmo investindo em metodologias, tecnologias e treinamentos que trazem os recursos necessários às boas práticas administrativas, e com colaboradores aptos para trabalhar de forma preventiva, ainda assim, sempre existirão fatores geradores de perdas.

Diante desta realidade, o advogado tem papel fundamental ao lado do empresário, pois traz o olhar jurídico para a Gestão de Riscos, apoiando as áreas operacionais, auxiliando na prevenção de perdas, minimizando ameaças, orientando na implantação de metodologias e sistemas.

Seu papel é assegurar que tudo esteja dentro dos limites legais, diminuindo o risco de demandas judiciais e evitando maiores perdas financeiras.

A legislação no Brasil é implacável quanto a erros considerados de alto risco para os consumidores, como produtos vencidos, que dá à fiscalização poder de polícia que pode ordenar a prisão imediata do diretor/gerente de loja.

Além disto, há situações onde a os autos de infração tornam-se um problema constante, caso o varejista não ataque imediatamente suas causas, as multas acontecerão mais cedo ou mais tarde, trazendo prejuízos financeiros não previstos.

Em nosso próximo artigo continuaremos com o tema: A gestão de riscos para prevenção de perdas no varejo, com orientações mais específicas e do ponto de vista jurídico para ajudar os gestores.

Postagem anterior

Wizard by Pearson mira Nordeste para expansão de sua rede

Próxima Postagem

As quatro tendências que impactarão o consumo no brasil em 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos
Varejo

New Balance amplia modelo outlet com nova loja no formato em Guarulhos

18 de julho de 2025
Biomundo inicia expansão para o interior paulista com a abertura da 1ª loja em Presidente Prudente
Varejo

Bio Mundo planeja expansão de minimercado e traça rota para faturar R$ 500 milhões em 2026

18 de julho de 2025
Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte
Franquias

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte

18 de julho de 2025
Próxima Postagem

As quatro tendências que impactarão o consumo no brasil em 2017

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.